Por Nelson Rocha, de Lisboa.
Santo Antônio de Lisboa e Salvador da Bahia brilham e unem-se numa mesma vibração de sincretismo religioso e festa, neste fim de semana de verão europeu. A histórica, cultural e charmosa capital lusitana recebe a segunda edição do Festival Brasileiro da Lavagem das escadarias da Igreja do querido Santo, com bom tempo e a expectativa de ser um evento para atrair a atenção e envolver lisboetas e turistas até domingo, dia 17.
A abertura oficial do II Festival Cultural Brasileiro Lavagem de Santo Antônio de Lisboa ocorreu ontem, 14, no Museu de Lisboa Santo Antônio, localizado ao lado da Igreja de Santo Antônio, no coração da capital portuguesa.
Na oportunidade, representantes das religiões de matriz africana, convidados e Imprensa, acompanharam a conferência “Origens e Lusofonia“, apresentada e mediada por Aline Silva, presidente da Ayô Associação de Arte e Cultura Brasileira. Fotos, crédito Nelson Rocha-Portal Turismo Total.
Com a experiência de já ter participado de algumas coberturas da Lavagem de La Madeleine, em Paris, inclusive do mais recente evento, que aconteceu entre 7 e 10 de setembro, a repórter e apresentadora Wanda Chase, da TV Aratu da Bahia, registrou toda a festa.
– Foi fantástico esse ano! Tinha muita gente, muitos grupos. um recorde de público. A primeira vez que participei tinha um grupo do Maranhão e outro do Congo. Agora tinha grupo de Maracatu, Afoxé, até Badauê tinha…foi muito bonita colorida, pra cima -.
Para Wanda Chase o sucesso da Lavagem de La Madeilene, em Paris, que foi comandada por Carlinhos Brown este ano, se repetirá em Lisboa com a Lavagem de Santo Antônio.
– A de Lisboa é completamente diferente, não tem o trio, o pranchão, é no chão…mas em Salvador se diz quem tem fé vai a pé .. é no chão mesmo. É um percursso bem menor, é um outro formato, o que é bom também. Acho que tem que mais é fortalecer essa cultura nossa, da Bahia, e isto está sendo feito. Pena que os governantes ainda não olharam para isto -, comentou.
A produtora Márcia Damasceno vibra com a realização da segunda Lavagem de Santo Antônio de Lisboa, agradece os apoios para o evento, mas não perde a oportunidade de falar o que é preciso mais.
–Patrocínio mesmo, fnanceiro, é uma dificuldade. Infelizmente muitas empresas não conseguem valorizar a importância da Cultura. Temos os apoios institucionais que nos possibilitam realizar, mas é o segundo ano que não temos o governo do estado, nem federal, nem da prefeitura de Salvador. A gente não tem nenhum institucional do Brasil, infelizmente. Lamento porque nós buscamos este apoio de todas as maneiras, mas como estamos fora do Brasil, as coisas ficam muito mais difíceis para a manifestação cultural. A gente espera que esse quadro mude. Quanto a minha expectativa é que venham vários brasileiros, baianos para a Lavagem, que a gente se sinta em casa. Lisboa será um pedaço da Bahia em Portugal, com um cortejo lindo, saindo da Praça Dom Pedro até a Igreja de Santo Antônio, onde acontecerá o ritual da lavagem das escadarias- relatou.
Pela segunda vez na Lavagem de Santo Antônio, o percussionista Giba Gonçalves, um dos fundadores da Lavagem de La Madeilene, em Paris, que acontece há 22 anos, vislumbra o evento sendo realizado futuramente também em outras cidades da Europa.
-A idéia é esta. Estamos trabalhando muito para que isto seja desenvolvido e explorado em outros lugares. Quanto a festa em Lisboa, vai ser uma coisa maravilhosa!-. diz.
Os padrinhos oficiais do Festival Cultural Brasileiro Lavagem de Santo Antônio de Lisboa” são a grande cantora portuguesa Carminho e o escritor, compositor, jornalista e produtor musical brasileiro Nelson Mota. Além da embaixadora do evento, Lili Caneças.
Para quem participa da Lavagem de Santo Antônio de Lisboa pela segunda vez, também não tenho dúvida do sucesso deste ano. Confira a programação e, se estiver em Portugal, marque presença. Com fé em Antônio e muito Axé!