Diversas atividades infantis animam a semana dedicada às crianças nos museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A agenda inclui culinária, dança, literatura, música e oficinas de arte, todos com entrada gratuita, de terça a domingo, de 10h às 18h.
No Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA), de quinta a domingo, das 10h às 17h, haverá monitoria de skate (com uso obrigatório de EPIs para menores de 18 anos); oficina de vídeo animação (stop motion) nas manhãs de sexta (13) e domingo (15), e nas tardes de quinta (12) e sábado (14). Foto: divulgação.
O projeto Cine Paredão será dedicado às crianças, com a exibição de curta-metragens de animação quinta (12) a sábado (14), a partir das 18h30.
O Museu também realizará a visita guiada Um acervo de curiosidades no sábado (14), às 16h, em que o público fará um percurso pelas exposições em cartaz. Para crianças de 5 a 10 anos, o domingo (15) será dedicado a Oficina de Tecido Acrobático Voar com Gio, em dois horários, 15h30 e 16h30. Uma performance musical Pumm – Por um mundo melhor, às 16h, encerra a agenda do público infantil.
Em exposição, estão Agô, com obras de Ayrson Heráclito, na Galeria. No Casarão, Acervo inicial MAC_BAHIA e, na área externa do equipamento cultural, Muro, com participação de mais de 50 artistas urbanos.
Já no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM Bahia) a programação acontece na quinta-feira (12) numa uma sessão especial de cinema às 10h, com o filme Brichos 3 Megavírus. À tarde será o filme Um Filme de Cinema. Ainda na quinta, às 15h30, acontece a Oficina de Pintura para Crianças. Às 16h30, o pátio da Capela servirá de palco para apresentação de Jiu-jítsu com crianças do Projeto Pérolas, iniciativa que atende crianças residentes nas comunidades do entorno do Solar do Unhão.
No domingo (15) a agenda infantil começa às 10h30 no Cine MAM com o Projeto Cinematografinho Festival de Curtinhas com ingressos da Saladearte. Às 11h será realizada a Contação de Histórias, com Verônica e France Silva, nas Oficinas do MAM. Às 14h terá cinema gratuito com o filme Bichos 3 – Megavírus. Também às 14h acontece a Oficina para crianças Danças Brincantes Corpo e Canto com o professor Gilmar Sampaio do BTCA, seguida das Oficinas de Pintura e Argila para Crianças, às 15h.
O encerramento será ainda mais especial com a apresentação Você Sabia?, do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA), às 16h, no Pátio da Capela. Foto, crédito Fábio Bouzas.
Quatro exposições seguem abertas. No Casarão, os 100 Anos de Mario Cravo Jr; na Capela Acervo de Fotografias do MAM; no Espaço Lina, a Coleção de Arte Popular; e na Galeria 3 Frans Krjcberg – Novas Aquisições. O Museu ainda conta com a apresentação dos resultados das Oficinas de Pintura e Xilogravura (terça a sexta-feira, 13h às 18h).
PRIMEIRO MUSEU DO ESTADO DA BAHIA
No Museu de Arte da Bahia (MAB), no dia 12, a partir das 10h, na tradicional Feira Agroecológica que acontece às quintas-feiras, a criançada vai aprender uma maneira diferente e saudável de preparar e comer brigadeiro. À tarde, às 14h, Gilmar Sampaio, do Balé do Teatro Castro Alves realiza a Oficina Dança Brincantes Corpo e Canto, um resgate das brincadeiras e manifestações da cultura popular, integrando expressão corporal e canto. E sempre às 14h e 16h, de 12 a 14 de outubro, acontece uma oficina de modelagem em argila com a ceramista Marlice Almeida.
A programação segue na sexta seguinte (20), às 15h, com a Oficina Criativa para Smartphone, organizada pela Biblioteca de Arte José Pedreira do Museu e o Núcleo Educativo, em parceria com o fotógrafo Roberto Faria, da Escola Baiana de Fotografia. Já no sábado (21), a partir das 15h, é a vez da apresentação das crianças do Projeto Canções da Ester, da Associação Cultural e Esportiva da Comunidade de Canabrava.
Permanecem à disposição do público as exposições MAM NO MAB, Phobos – Tempo da Mente, Vistas da Bahia, A Escola Baiana de Pintura, e Mancha de Dendê Não Sai – Moraes Moreira.
NO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR
A programação destinada ao público infanto-juvenil segue nos museus administrados pelo IPAC no Pelourinho. No Centro Cultural Solar Ferrão, além das exposições Brasil Futuro: As Formas da Democracia e Ancestralidade, memória e devoção: Salvaguardando tradições da Irmandade negra da Bahia, a programação contou com uma roda de conversa com a autora francesa Laura Nsafou debateu a importância da representatividade negra nas produções literárias infantis e adolescentes.
No Museu Udo Knoff de Cerâmica e Azulejaria, foi realizada uma oficina de pintura em azulejo para crianças, além das exposições Udo Colecionador e Releitura da História em Azulejo. No Museu Tempostal, a exposição Dois de Julho no Tempostal – Um desfile de Liberdade segue aberta ao público de terça a domingo, de 10h às 18h.
EM CABACEIRAS DO PARAGUAÇU
O Parque Histórico Castro Alves realiza até o dia 31, sempre às 10h e 15h, o Projeto Brincando como no tempo de nossos avós, com a utilização de brinquedos e atividades antigas. Seguem à mostra o Acervo do PHCA, Uma Casa Sertaneja e Nossas Curvas não se Curvam’.
O projeto Sopa de Letras apresenta Tudo bem ser diferente, de Todd Parr e no destaque do mês na biblioteca, livros do escritor Jorge Amado ficam disponíveis para os visitantes, sempre de terça a domingo, das 9h às 17h. Foto: divulgação.
Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia
O IPAC é uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia. Mais informações: www.ipac.ba.gov.br