Prática de pesca esportiva movimenta economia e turismo no Tocantins

Por Antônio Neves

A pesca esportiva tem atraído a atenção de muitos devido à abundância de espécies de peixes nos rios do Tocantins. A prática tem movimentado a economia e o turismo na região.

Com objetivo de impulsionar o setor, o Sebrae Tocantins e a Prefeitura de Araguacema, através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, e parceiros, como a Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), estão elaborando um plano de ação e manejo para colocar em prática o projeto de turismo de pesca esportiva.

Pesca no Tocantins

O tucunaré está entre as espécies mais cobiçadas pelos esportistas.

 

Araguacema, que fica na região oeste do Tocantins, no Vale do Araguaia, é banhada por importantes bacias hidrográficas, tendo os rios Araguaia, Caiapó e Bacia do Coco, entre os principais mananciais pesqueiros do lugar.

Repleta de belezas naturais, o atrativo da cidade não se resume apenas ao Rio Araguaia, mas também na quantidade e variedade de peixes existentes para atender o desejo do pescador esportivo.

Entre as espécies características dos rios do Tocantins estão o tucunaré, apapá, curvina, pacu e caranha. Por causa disso, a região vem se tornando um destino pesqueiro, atraindo turistas de várias partes do Brasil, e também do exterior.

O empresário Filipe Tavares, que deixou Minas Gerais para investir no setor da pesca esportiva no Tocantins, afirma que o negócio tem sido lucrativo. Ele conta com duas pousadas, uma no alto rio Trombetas no Pará e outra na Ilha do Bananal e estima que até dezembro deve estar com todos os pacotes para 2024 fechados.

“Recebo grupos de argentinos, americanos e principalmente brasileiros; as pessoas estão fascinadas com o potencial de pesca aqui do Tocantins, todos que vêm saem satisfeitos e a maioria repetem a experiência”, disse.

       Filipe Tavares apostou no setor e comemora retorno.

Projeto

Para impulsionar o setor, está sendo implantando no município o Projeto Turismo da Pesca Esportiva, ampliando o leque de opções na cidade, que até então, contava com o fluxo de veraneio, entre os meses de junho e julho.

De acordo com Walbênia Lemos, coordenadora de Turismo do Sebrae Tocantins, além de Araguacema, o Sebrae, por meio do roteiro turístico, está atuando em 20 cidades com treinamento de condutores para a pesca esportiva e turismo náutico.

 “O objetivo é entregar um inventário sobre a pesca esportiva que está evoluindo dentro do estado”, disse a gerente.

O projeto que está sendo formatado junto a colônia, que tem cerca de 70 pescadores, recebeu recente visita do consultor técnico Kelven Lopes, um dos maiores especialistas do assunto no Brasil.

O consultor apontou as condições necessárias para o empreendimento, como estabelecer normas, uso sustentável, acessos adequados, logística, treinamento da equipe de condutores, regras claras e fiscalização adequada.

Segundo Kelven Lopes, novos diagnósticos deverão ser elaborados para potencializar o plano de uso para a pesca esportiva. Ele sugeriu um calendário pesqueiro para a região, uma vez que a temporada de pesca da modalidade, acontece entre maio e outubro.

“O município de Araguacema, em específico o rio Caiapó, devido ele ser trabalhado para o manejo pesqueiro, tem uma população de peixe específica para o turismo de pesca”, afirmou o consultor.

Equipes do Sebrae, Prefeitura, Estado e pescadores envolvidos no projeto. Fotos, crédito Antônio Neves-Agro2.

 

Ao visitar a região, Dyego Santana, diretor de pesca da Secretaria da Pesca e Aquicultura afirmou que a Araguacema tem um potencial enorme para o turismo da pesca esportiva,

“Hoje tivemos a oportunidade de acompanhar o projeto, e consegui visualizar as ações de monitoramento, fiscalização das matas de galerias para o desenvolvimento sustentável do projeto”, afirmou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *