Reunir a família em um almoço ou combinar um belo jantar com os amigos é a ocasião perfeita para saborear o melhor da gastronomia. E pratos tipicamente italianos são a melhor opção para comemorar o Dia Mundial do Macarrão, 25 de outubro.
Celebrar esse dia comendo uma deliciosa macarronada ou saborosas massas, é mais do que especial. Mas para isso, é preciso aprender o passo a passo para fazer irresistíveis receitas em casa para se deliciar com a toda a família e amigos.
E pensando nisso, a Chef Carol da Cantina Tia Lina preparou uma receita fantástica para você aprender e poder sentir um pouco do gostinho da gastronomia italiana na sua casa! Veja abaixo a receita completa:
Macarronada da Tia Lina
Ingredientes para a massa:
- 2 xicaras de farinha de trigo
- 2 ovos
- 2 pitada de sal
- Agua para cozinhar
Ingredientes molho
- 04 litros de água fervente;
- 600 gr de polpa de tomate;
- 01 dentes de alho amassado;
- 01 colheres de cebola picada;
- 02 colheres óleo vegetal;
- Queijo parmesão para polvilhar;
- Manjericão a gosto;
- Sal a gosto.
Ingredientes do Polpettine
- 500 gr de coxão duro moído
- ½ xic. de pão ralado
- 2 dentes de alho
- 1 cebola pequena ralada
- 2 colheres de salsinha
- Sal e noz-moscada a gosto
- 30g parmesão ralado
- 3 ovos
Modo de preparo
Para a massa
- Em um recipiente adicione a farinha com os ovos e o sal. Misture tudo e sove bastante a massa até que solte do fundo do pote. Cubra com um filme plástico e deixe descansar por 10 minutos;
- Após os 10 minutos, com o auxílio de um cilindro ou rolo de cozinha abra a massa até adquirir a espessura desejada;
- Corte em tiras;
- Coloque uma por vez para cozinhar, quando a massa subir estará pronta! Deixe um recipiente com água fria bem pertinho para dar o choque térmico na massa.
Polpettine
Em 1 tigela misturar amassar bem todos os ingredientes do polpettine. Dividir em porções de 40g e dar formato de almôndegas. Fritar em óleo quente submerso e reservar. Em uma frigideira funda, refogue o azeite, alho e a cebola e em seguida adicione a polpa de tomates, sal e manjericão. Mergulhar os polpettine nesse molho e deixe ferver por alguns minutos. Servir o Talharim com o molho e os polpettine e polvilhar com o queijo parmesão ralado.
Sobre a Cantina Tia Lina:
Fundada em 1999, pela filha de italianos, Lina Sgueglia Góes, a Cantina Tia Lina, oferece pratos típicos da cultura italiana, num aconchegante ambiente familiar, localizado no km 10 da Estrada do Vinho em São Roque. Todo o seu cardápio é produzido com muito carinho e ingredientes frescos, sendo o acompanhamento perfeito para boas conversas. Além disso, o restaurante conta com um Empório, onde é possível encontrar diversos produtos, como patês, geleias, massas e assados do menu congelados e grande variedade de rótulos importados, devido à parceria com a Grand Cru, maior importadora e distribuidora de vinhos da América Latina. Foto: divulgação.