Com a celebração de uma trajetória alternada entre desafios e êxitos vivenciados em mais de três décadas o Festuris, em sua 35ª edição, se internacionalizou e conta, nesta edição, com a presença de 40 destinos do exterior. A abertura aconteceu na noite de quinta-feira (9), no Palácio dos Festivais, em Gramado.
Nos dois dias (10 e 11) o Festuris Gramado se preparou para revelar tendências e debater temas de interesse do trade turístico. Serão 2.700 marcas, distribuídas em 3 pavilhões, perfazendo 27 mil metros quadrados de ocupação no espaço Serra Park.
O Festuris destaca, em 2023, o valor da gente que faz o turismo acontecer na frase chave “Capital Humano: a chave da transformação”. A chamada é a forma de reconhecer que sem esse patrimônio principal destinos, produtos e serviços do setor no País não teriam a relevância que projeta a participação da atividade na economia nacional.
Presente à solenidade, o ministro do Turismo, Celso Sabino, considerou que o desenvolvimento do turismo é responsabilidade do poder público com participação fundamental do setor privado. “Gramado é um case de sucesso, um modelo a ser replicado”, sentenciou ao desejar vida longa ao Festuris.
Tema central combina com filosofia do evento
Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, organizadores do evento, falaram para um auditório de representantes autoridades, profissionais do trade turístico, além de expositores e patrocinadores presentes à cerimônia. Que se seguiu após encenação de apresentação musical alusiva ao Natal em Gramado, acontecimento anual que alavanca ainda mais a visitação ao destino. Marta Rossi, segundo ela própria vestida de vermelho para homenagear a comemoração natalina, considerou que o mundo precisa de cor e de representatividade. “No Festuris são 15 mil vozes que atuam como protagonistas”. De acordo com a executiva, a escolha do tema para a edição deste ano não foi ao acaso, o capital humano integra a filosofia do Festuris, norteia os trabalhos e é responsável pela liderança do evento no cenário do turismo. “As pessoas são a força motriz, são elas responsáveis pela transformação”, frisou.
“No Festuris são 15 mil vozes que atuam como protagonistas”, disse Marta Rossi, uma das fundadoras e organizadoras do Festuris
Eduardo Zorzanello homenageou a memória da mãe, Silvia Zorzanello idealizadora junto com Marta Rossi do evento em Gramado e ressaltou o espírito visionário e empreendedor da dupla de fundadoras. Segundo ele, a atividade turística tem mundialmente o vigor de movimentar aproximadamente 1,8 bilhão de turistas e movimentar 9,5 trilhões de dólares. “Falamos com segurança que vamos fazer desta edição a maior de todas”, ao anunciar a data para o Festuris 2024 – que acontecerá entre os dias 7 e 10 de novembro.
“Faremos a maior de todas as edições do Festuris”, Eduardo Zorzanello, organizador do Festuris
Marta Rossi ainda salientou o elo afetivo entre o Festuris e o trade. Ao mesmo tempo lembrou a tradição que cerca o evento de Gramado: “temos raiz e isso nos dá sustentação”, acentou a executiva. A noite também se destinou aos ganhadores de dois troféus em categorias distintas: Amigos do Festuris por traduzirem de forma fiel os valores que regem o evento e Embaixadores do Festuris concedido a parceiros e patrocinadores.
O Brasil vive um momento favorável no turismo. Quem garantiu isso na solenidade de abertura do Festuris foi o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Ele disse que o negócio do turismo é próspero e promove desenvolvimento sustentável e democrático. Hoje o setor responde por 8% do PIB, um percentual que anima pela repercussão que tem já que é uma engrenagem. O segmento de óleo e gás, com todo investimento que recebe, não ultrapassa, conforme relacionou Freixo, a 12%.
Sobre dias melhores, o presidente da Embratur afirmou que os números falam por si. De janeiro a setembro deste ano, o turismo movimentou 25 bilhões de reais, dos quais 2,3 bilhões só em setembro último.
O Uruguai é o país convidado especial do Festuris 2023. Tabaré Viera, ministro do Turismo daquele país classificou de muito próxima a relação com o Brasil. Também adiantou a respeito dos esforços de criar uma oferta combinada entre os destinos sulamericanos. “Temos diversidade de atrativos e um capital humano magnífico no Continente”, avaliou, ao lembrar que a delegação uruguaia é composta por 120 pessoas, entre representantes dos setores público e privado.
Fonte: Diário do Turismo