“Fiquei impressionado com a organização e a qualidade dos expositores. Esse é um evento, que, de fato, veio para ficar”. A declaração do paulista Gilberto Tarantino, presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) foi no Bahia Beer Festival – Alagoinhas. Ele esteve entre os oito palestrantes do evento, que movimentou a zona turística Caminhos do Sertão, de sexta-feira (17) a domingo (19). A festa, uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), com a Prefeitura de Alagoinhas e o Governo Federal, atraiu 150 mil pessoas que curtiram shows e exposição de cervejarias, além de gastronomia e artesanato.
No Bahia Beer, foram escolhidas a rainha do festival (Eliana Santos da Silva), a melhor cerveja caseira (Irish Red Ale – Diogo Teixeira), a melhor artesanal (Brett Beer – Cervejaria 3 Barcaças) e a receita mais saborosa para harmonizar com a bebida (Resenhas Show Bar – Tulipinha de Frango). Houve também o lançamento do Livro da Cerveja, da sommelier Francesca Sanci, e uma corrida simbólica por ruas de Alagoinhas.
Na programação artística, shows de Edson Gomes, Xanddy Harmonia, Calcinha Preta, Bell Marques, o arrastão do Psirico e atrações regionais. “Fiquei fascinado com o projeto do festival e senti uma energia muito boa. Isso engrandece Alagoinhas e a Bahia, mostrando ao Brasil uma riqueza própria da cidade”, destacou Bell. Foto: Tatiana Azeviche-SeturBA.
“Fizemos uma festa histórica, com diversão e bastante conteúdo sobre a cerveja, que gerou receita e empregos, colocando Alagoinhas no calendário do turismo nacional”, ressaltou o assessor de Planejamento e Gestão da Setur-BA, João Henrique Paolilo.
Durante o Bahia Beer, a Setur- BA fez uma pesquisa sobre a satisfação dos visitantes e perfil turístico. A mineira Alice Mendes, 25 anos, aprovou o evento. “Curti muito as palestras, com pessoas bacanas e assuntos interessantes. Além disso, o festival foi uma vitrine para a cidade, que já é conhecida pela qualidade da sua água para a produção de bebidas, e agora mostrou a capacidade de realizar um grande festival”.
“Achei a ideia espetacular. A Bahia fez bem o trabalho de divulgação da cerveja, que tem potencial como produto turístico, para impulsionar o desenvolvimento da região. Fiquei surpreso com o tamanho do evento”, completou o divulgaçãocatarinense Júlio Cesar Machado, 43 anos. Foto dos cervejeiros: divulgação – arquivo PTT.