Embratur elogia ações da Bahia no turismo étnico-afro e captação de voos

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, participaram, neste domingo (26), em Salvador, das comemorações pelos 107 anos de fundação do terreiro de candomblé Bate Folha, promovidas pela Associação Beneficente Santa Bárbara, que no sincretismo religioso é representada pela orixá Iansã.

 Houve missa em ação de graças, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, seguida de festividade no terreiro, em Mata Escura, onde foi realizado o xirê (evocação aos orixás). Foto: Pelourinho, crédito Nelson Rocha – Arquivo Portal Turismo Total.

O Bate Folha é um dos 10 terreiros atendidos pelo projeto Agô Bahia, desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), na capital e região metropolitana, para o incremento das manifestações religiosas de matriz africana. São realizadas ações de qualificação e capacitação, promoção do turismo étnico-afro e patrocínio de eventos do segmento.

O presidente da Embratur elogiou a iniciativa. “Eu quero dar parabéns ao Governo da Bahia, por meio da Setur-BA, porque a ideia de conectar o turismo aos terreiros é de enorme valia, para valorizar o candomblé como ele é, para que essa religião seja um atrativo. Isso ajuda os templos a terem um mecanismo de reconhecimento, de fortalecimento e sobrevivência. Isso é o afroturismo”.

Freixo também falou sobre avanços na malha aérea baiana internacional.  “O Governo do Estado é incansável na busca por novos voos e tem conseguido bons resultados. Temos novidades, como as conexões com a Polônia, no Leste Europeu, além de Chile e Uruguai, na América Latina. Proponho uma parceria com a Embratur, oferecendo a capacidade técnica da agência, para que a Bahia amplie ainda mais a sua conectividade aérea internacional”, pontuou.

“Importante esse reconhecimento da Embratur e a proposta da parceria, que vamos formatar. Já trabalhamos alinhados com o governo federal, e a Bahia tem sido destaque nas ações promocionais do Brasil no exterior, com ênfase no turismo étnico-afro. O projeto Agô veio para valorizar esse segmento. Sobre os novos voos, nosso trabalho de captação é contínuo”, retribuiu o secretário Bacelar.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *