Por Lívia Nascimento
As agências brasileiras de viagem interessadas em receber turistas chineses já podem se cadastrar junto ao Ministério do Turismo. O aviso publicado nesta segunda-feira (04.12), no Diário Oficial da União (DOU), é resultado do Memorando de Entendimento assinado em 12 de novembro de 2004 pelo Ministério do Turismo e a Administração Nacional de Turismo da República Popular da China.
De acordo com o texto, cabe à parte brasileira a designação ou recomendação das agências de viagens brasileiras responsáveis por organizar viagens em grupo de turistas chineses ao Brasil. A agência interessada em participar do processo de seleção deverá realizar sua inscrição on-line até 23 dezembro de 2023, no link http://adschina.turismo.gov.br.
É importante que a agência esteja regularizada junto ao Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo, o Cadastur. Deve, ainda, aceitar o Termo de Responsabilidade e solicitar sua inscrição no ADS CHINA. Somente serão aceitas inscrições realizadas pelo link mencionado. O resultado da seleção será publicado por este Ministério na data provável de 29 de dezembro de 2023, no Diário Oficial da União e no site https://www.gov.br/turismo/pt-br.
“O mercado chinês é de extrema importância para o turismo mundial tendo em vista que é o maior emissor de turistas internacionais do mundo e o Brasil precisa estar preparado para receber esse grupo. Paralelamente a ação de cadastramento desses prestadores de serviço, temos atuado para melhorar a conectividade aérea ligando o Brasil a outros destinos internacionais como a própria China”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
A última seleção realizada em 2022 registrou o credenciamento de 39 empresas. Ao todo, cerca de 150 milhões de chineses viajam anualmente ao exterior. Entre 2019 e 2021, dos mais de 9,2 milhões de turistas estrangeiros que desembarcaram no Brasil, 77.235 eram chineses. Fonte: MTur.