Por BBC
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/k/A/IOvpGrR1yty7w8wdeFTQ/italia-5.jpg)
Muitas pessoas ficariam honradas se sua cidade fosse comparada ao paradisíaco arquipélago das Ilhas Maldivas, no Oceano Índico.
Mas esse não parece ser o caso do vilarejo de Lavertezzo, na Suíça.
Moradores dizem estar irritados com o recente influxo de turistas. O motivo seria um vídeo de cerca de 1 minuto feito por amigos italianos que passavam férias no vilarejo e publicado nas redes sociais.
Nas imagens, eles aparecem nadando nas águas cristalinas do rio Verzasca e enfatizando que Lavertezzo ficava a uma hora de carro de Milão, uma das principais cidades do norte da Itália.
Foi o bastante para muitos usuários apelidarem o vilarejo de “Maldivas de Milão”.
Lavertezzo fica perto da fronteira entre a Itália e a Suíça.
Em entrevista ao site italiano Ticino News, um morador afirmou que os turistas transformaram o vilarejo em um “banheiro a céu aberto” e que correm “seminus nas ruas”.
A reportagem observou que “meias, cigarros e latas” foram abandonadas pelos visitantes no vilarejo.
Já o prefeito de Lavertezzo, Roberto Bacciarini, adotou um tom mais diplomático.
Ele admitiu que o vídeo “promoveu” a cidade, mas ressalvou que os autores “poderiam nos fazer um favor se pedissem a seus compatriotas para estacionarem seus carros de uma maneira ordenada e respeitarem as regras”.
Fonte: G1