As viagens internacionais estão sempre nos planos dos viajantes que desejam vivenciar novas experiências pelo mundo. Pensando nisso, a Smiles, programa de fidelidade com a mais completa plataforma de viagem, realizou um estudo que mostrou que houve um aumento de 11% nos resgates com milhas para voos internacionais no período de janeiro a outubro de 2023, comparado ao ano passado.
O destaque nas emissões foi a capital da Argentina, Buenos Aires – que continua sendo o destino mais resgatado pelos clientes para viagens internacionais desde 2022 – seguido por Miami (EUA), Nova Iorque (EUA), Orlando (EUA) e Paris (FR).
O estudo também traz os cinco principais destinos da América Latina que tiveram mais resgates no período de janeiro a outubro deste ano. Em primeiro lugar, temos Buenos Aires, novamente, seguido de Bogotá, Mendoza (AR), Montevideo e Cancun (MX). Embora não apareça entre os top 5, Santiago, no Chile, também recebe muitos viajantes brasileiros.
De acordo com Juan Mudeh diretor de comercial, aéreas e universo do viajante da Smiles, “essa é uma tendência observada nos últimos meses de 2023, na qual, percebemos que para as viagens internacionais, o público está preferindo lugares mais próximos e fora da rota comercial, como Mendoza, na Argentina. Já Bogotá, na Colômbia, é um destino de conexão, importante para conectar a outros destinos na região. Inclusive, a GOL acaba de anunciar a retomada de suas vendas de voos de Guarulhos, São Paulo, para a capital colombiana, a partir de março de 2024 , comenta o executivo.
Com o aumento de viagens internacionais em 2023, outro destaque foi o período de emissão de passagens aéreas, onde os clientes estão resgatando seus voos com 31 a 60 dias de antecedência. Comparando com o ano de 2019, o período é mais curto.
A Smiles é parceira de mais de 60 companhias aéreas que viajam para 1.600 destinos em 160 países pelo mundo. A marca, juntamente com a GOL, constrói parcerias sólidas com companhias que possuem capilaridade e prezam pela qualidade. Também possui parceiros para reserva de hotel, locação de carros, abastecimento de combustível, seguro-viagem, transfers, cruzeiros, ingressos, produtos varejistas, saúde, entre outros.