O primeiro dia do ano para baianos e turistas foi nas praias

Por Rodrigo Ferreira –

Para muitos baianos e turistas, a primeira manhã do ano é sinônimo de renovação e purificação, e não há maneira melhor de começar do que com um revigorante banho de mar nas praias de Salvador. Muita gente decidiu aproveitar o primeiro dia de 2024 se bronzeando, praticando atividades físicas e dando um mergulho no mar para entrar neste ano que se inicia com o pé direito.

O Farol da Barra está no roteiro turístico de quem visita a primeira capital do Brasil. Foto: Divulgação.

 

A equipe da Tribuna da Bahia passou por duas das mais famosas praias da cidade. Farol da Barra e praia da Paciência, localizada no bairro do Rio Vermelho. Na praia que tem um dos cartões postais da cidade, movimentação intensa de turistas, banhistas, praticantes de corrida e até quem acampou e dormiu na praia do dia 31 para o dia primeiro. A aposentada Lurdes Ferreira, natural de Vitória da Conquista, estava acompanhada de uma amiga e decidiu aproveitar o primeiro dia do ano para passear pelo ponto turístico e conhecer mais a cidade. “Salvador está muito linda! A cidade está bem limpa, realmente está merecendo ser visitada. Salvador sempre foi maravilhosa, mas agora tá mais. Ainda bem que decidi visitar na época certa”, exclamou entusiasmada Lurdes. A aposentada ainda disse que passou a virada em Jaguaribe, mas que queria ter passado no Farol da Barra.

E os turistas aproveitaram muito o dia primeiro. A estudante alagoana Cristiane dos Santos estava registrando sua passagem pela capital com fotos no ponto turístico. Ela, que estava retornando a Salvador após oito anos, conversou com a equipe da Tribuna da Bahia sobre o que estava achando da cidade. “Passei o réveillon em Itapuã, mas tirei o dia hoje para registrar minha estadia aqui. Cheguei na quinta-feira, à noite, e já volto na terça-feira (2). Tirei o dia hoje para curtir visitando os principais lugares da cidade”, enfatizou Cristiane. Questionada sobre se iria tomar um banho de mar, a estudante respondeu que prefere ir à praia aos fins da tarde.

Já na outra praia visitada, da Paciência, o movimento também era intenso. Por conta do Réveillon, a faixa de areia e o calçadão estavam com muito lixo acumulado. Mas nem o lixo, afastou os banhistas. A engenheira Flávia Maciel, mato-grossense, estava pela primeira vez em Salvador e falou com a equipe do jornal sobre sua vinda a capital baiana. “Tô gostando bastante de Salvador. Decidi aproveitar o primeiro dia de 2024 e vir na praia. Começar o ano de maneira alegre, né? (risos). Fico até hoje aqui, então antes de ir embora, vim aproveitar a praia”, concluiu a engenheira.

Sobre o lixo acumulado nas praias, entramos em contato com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), que enviou uma nota. Segundo a nota da Limpurb, a empresa de modo a efetuar a limpeza após as festividades de final de ano, montou a “Operação Réveillon” como um reforço de limpeza por toda a cidade no dia primeiro de janeiro.

Para a operação, foram dispostos aproximadamente 1.697 funcionários, compreendendo agentes de coleta, de praia, varrição, de lavagem e de serviços complementares, e conta com 112 equipamentos e maquinários para auxiliar no recolhimento de resíduos de manutenção de limpeza por toda a cidade. Dentre os equipamentos estão caminhões compactadores, caçambas abertas e fechadas, caminhões e carretas pipa, tratores com cessadeira, moto coletoras e barcos. Para tanto, a operação deve iniciar a partir das 06h, após a saída da população dos locais de onde ocorrerão as festividades.

O quantitativo de agentes de equipamentos terá enfoque especial em seis áreas de atuação: Subúrbio e Cidade Baixa, da Barra ao Jardim de Alah, Arena Daniela Mercury, Piatã a Itapuã, Stella Maris, Praia do Flamengo e Ipitanga, além de Plataforma, Paripe, Periperi, Santo Antônio, Pau da Lima e Ilhas. Fonte: Tribuna da Bahia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *