Turismo em alta neste novo ano em Salvador

Por Hieros Vasconcelos Rêgo –

O ano de 2024 terá 18 datas comemorativas: dez feriados nacionais e oito pontos facultativos. Entre os feriados, quatro cairão em finais de semana, conforme informa o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.  O calendário não é tão bom como o do ano passado, considerado o ano dos feriadões,  quando se teve sete prolongados. Mas ainda assim o trade turístico está esperançoso com a movimentação em Salvador durante o decorrer de 2024. Por diversos motivos, entre eles o bom momento que a capital baiana vive: está como principal destino dos turistas brasileiros este ano no Brasil, conforme a plataforma Decolar.com. Todos os caminhos levam à primeira capital do Brasil.

Outro fato que traz boas projeções para o setor é o levantamento consultoria Brain Inteligência Estratégica: mais da metade dos brasileiros colocam no topo da lista de desejos para 2024 realizar uma viagem a lazer pelo Brasil. E Salvador, ao que tudo indica, está no topo da preferência.  Segundo a pesquisa, 55% dos entrevistados têm a intenção de adquirir uma viagem. Além disso, de acordo com estimativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), até 20 de março de 2024, quando acaba o verão, Salvador deve receber cerca de 3,2 milhões de turistas. “Muitos vão voltar e contamos com isso. Com esse retorno”, continua o turismólogo Eduardo Santana.

Salvador deve receber 3,2 milhões de turistas até 20 de março de 2024. Foto: Romildo de Jesus.

 

Para o presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV-BA), Jean Paul, foi feita uma promoção muito boa da capital baiana.  “E a cidade tem correspondido com a estrutura que tem agora. A quantidade de turistas aqui é crescente ao longo do ano, com certeza, teremos boas ocupação e vendas”, afirma. Segundo ele, o número de voos também tem aumentado e isso se deve aos preços das passagens que estão mais em conta. “As passagens não estão tão caras e podem ser divididas”, diz.

Ele afirma que atualmente a hotelaria tem mais de 65% de ocupação. “Com Salvador em voga, temos muitas expectativas. Os navios também devem chegar em quantidade ao longo do ano”, pontua. O diretor de Turismo de Salvador, Gegê Magalhães, estima que  até o dia 31 de março de 2024, 71 cruzeiros deverão aportar na capital baiana. As embarcações virão dos mais variados lugares, a exemplo das cidades de Belém (PA), Maceió (AL), Recife (PE), Búzios (RJ), Santos (SP), Cabo Frio (RJ) e Porto Seguro (BA).

Um dos feriados que serão prolongados é o do Corpus Christi. Dia 30 de Maio, uma quinta-feira. O dia seguinte, sexta, será ponto facultativo. “O brasileiro está mais organizado para viajar e com certeza é uma ótima oportunidade para se programar e fazer uma boa viagem. No caso, acredito que vem muita gente do interior da Bahia para a capital’, afirma o turismólogo Eduardo Santana. Antes, tem a Paixão de Cristo, dia 29 de março, uma sexta-feira. “Não é tao prolongado, mas já dá pra fazer um passeio”, acrescenta.

No segundo semestre de 2024, três dos cinco feriados caem em fins de semana (7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro). Os dois feriados do último semestre do próximo ano que caem em dias úteis são o da Proclamação da República (15 de novembro), em uma sexta-feira e do Natal (25 de dezembro), a penúltima sexta-feira de 2024. Uma das novidades deste ano é o feriado do Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, que cairá numa quarta-feira.

 A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) calcula que os feriados em dias úteis favorecem alguns setores da economia, como o turismo, mas geram prejuízos ao comércio, devido à queda no nível de atividade e elevação dos custos de operação, por exemplo, com o pagamento de horas extras aos trabalhadores.

A entidade estima que, com mais dias úteis, em 2024, as perdas do comércio com os feriados serão um pouco menores, na comparação com 2023. O cálculo médio da CNC é de que cada feriado em dias úteis tenha gerado o prejuízo de R$ 3,22 bilhões ao varejo nacional, em 2023.

Fonte: Tribuna da Bahia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *