Açores e Coimbra são o Destino Nacional e o Município convidados, respectivamente, da edição de 2024 da Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza de 28 de fevereiro a 3 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.
A BTL Cultural é, novamente, uma aposta daquela que é considerada a maior mostra turística do país e que conta com a organização da Fundação AIP. Depois do sucesso da edição passada, também a BTL LGBTI+ está de regresso, com o intuito de promover a diversidade dentro da oferta nacional e apostar neste mercado, cuja procura continua a crescer em Portugal.
A inovação volta a ser um dos principais pilares da BTL em 2024, com destaque para a BTL Lab, dedicado a apresentações, talks e exposições com soluções na área das tecnologias, transição digital e promotoras da sustentabilidade.
De realçar o programa de Hosted Buyers, organizado em parceria com o Turismo de Portugal e com a TAP Portugal, que visa apoiar a vinda de compradores internacionais com interesse no Destino Portugal e que promove a realização de negócios B2B, volta também a ser uma aposta da organização, com foco nos 26 principais mercados emissores da oferta turística nacional. “Prevemos uma BTL que continua a ter o foco na qualidade, diversidade e no valor que entregamos aos nossos clientes, ultrapassando os resultados da última edição”, sublinha Dália Palma, gestora coordenadora da BTL, acrescentando: “Tal como na edição anterior, este ano queremos, uma vez mais, reforçar a nossa aposta nos mercados internacionais e trazer oportunidades de negócio para Portugal. Para tal, o Programa de Hosted Buyers, que em 2023 registou mais de 1.800 reuniões entre 256 suppliers e 120 buyers, oriundos de 26 mercados emissores, volta a ser uma prioridade da organização.
A BTL Formação e Emprego será uma aposta fundamental para criar a ponte com o mercado de trabalho no setor do Turismo, numa iniciativa que contará com uma diversidade de oportunidades para todos aqueles que pretendem iniciar ou manter a sua carreira no setor do turismo, além de poderem explorar oportunidades formativas.
No que diz respeitos aos destinos convidados, Rosa Costa, diretora Regional do Turismo dos Açores, sublinha que “o turismo nos Açores tem tido um caminho interessante ao longo dos anos”, pautando-se pela sustentabilidade e afirmando-se como destino de natureza.
A responsável adiantou que, apesar da boa recuperação do destino existem desafios que se colocam, a começar pela sazonalidade, pelo que se impõe uma nova forma de comunicar os Açores como “um destino que é bom todo o ano”.
Coimbra será o Município convidado, com José Manuel Silva, presidente da Câmara, a frisar que “em Coimbra, sentimos que temos muito para dar ao crescimento do turismo nacional e que temos muito para beneficiar do crescimento do turismo”.
Fonte: turisver.pt