Por Gabrielle Cotrim
O Brasil, nos últimos anos, enfrentou eventos climáticos extremos que afetaram diversas regiões do país, desde ondas de calor até enchentes e incêndios devastadores. Essas ocorrências despertaram a atenção dos brasileiros para a realidade das mudanças climáticas e seus impactos não apenas na vida cotidiana, mas também nas viagens e na preservação do planeta.
Nesse contexto, a consciência ambiental torna-se crucial para os viajantes, que precisam não apenas estar preparados para eventos climáticos adversos em seus destinos, mas também assumir a responsabilidade pelos impactos ambientais negativos de suas viagens. O Painel de Turismo sobre Mudanças Climáticas (TPCC) destaca que o turismo é um dos principais contribuintes para as emissões globais de gases de efeito estufa e, ao mesmo tempo, é um setor vulnerável aos riscos climáticos.
André Martellotta, presidente do MUDA! Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável, destaca a importância de escolhas conscientes por parte dos turistas. Essas escolhas incluem preferir hospedagens, agências e guias que adotam práticas sustentáveis, optar por destinos menos procurados, visitar Unidades de Conservação e comunidades locais, evitar atividades que explorem animais e adotar práticas individuais como redução do desperdício, gestão adequada do lixo e alimentação consciente.
Para auxiliar os viajantes a fazerem escolhas mais conscientes, o Coletivo MUDA! selecionou nove experiências transformadoras de turismo responsável pelo Brasil. Um destaque é o Acre, com suas cidades de Rio Branco e Xapuri. A agência Destino Acre oferece experiências que conectam os visitantes à biodiversidade, cultura e história local. O City Tour Urbano e Ambiental de Rio Branco proporciona um dia de descobertas pela capital acreana, incluindo mercados públicos e parques ambientais. Já o passeio pela Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri, oferece uma imersão na natureza e na cultura local, com trilha pela reserva e almoço típico regional.
Confira as nove experiências de viagem:
1. Acre – Rio Branco e Xapuri
City Tour Urbano e Ambiental de Rio Branco / Reserva Extrativista Chico Mendes – O Acre, ainda pouco explorado por brasileiros, oferece experiências autênticas através da agência Destino Acre. O City Tour em Rio Branco proporciona um dia repleto de cultura, história, natureza e gastronomia. Já a Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri, permite uma imersão na natureza e cultura local, com trilhas e almoço regional.
2. Amazonas – Manacapuru
Conexão com a Floresta no Manati Lodge – O Manati Lodge, em Manacapuru, no coração da Amazônia, oferece uma experiência autêntica e responsável. Fundado por moradores locais, o lodge valoriza a cultura amazônica e contribui para a preservação da floresta. Os programas incluem atividades como canoagem, trilhas, pescaria e interação com a comunidade.
3. Amazonas – Rio Negro e Presidente Figueiredo
Vivências Imersivas com a Poranduba Amazônia – A agência Poranduba Amazônia conecta viajantes a experiências transformadoras na região do Rio Negro. Os roteiros proporcionam imersão na cultura ribeirinha, com atividades como canoagem, trilhas, visita ao Parque Nacional de Anavilhanas e interação com comunidades locais. Em Presidente Figueiredo, aventuras em cachoeiras, lagoas e trilhas esperam pelos ecoturistas.
4. Bahia – Caraíva
Turismo Responsável em Caraíva na Casa de Paixão – Caraíva, badalada cidade no litoral sul da Bahia, revela seu lado responsável através da pousada Casa de Paixão. A pousada oferece passeios em parceria com moradores locais, como visitas a aldeias indígenas Pataxó e praias da região. Comprometida com a sustentabilidade, a pousada promove a redução de desperdício e reciclagem integral do lixo.
5. Bahia – Parque Nacional da Chapada Diamantina
Trekking do Vale do Pati com Nas Alturas – O Trekking do Vale do Pati na Chapada Diamantina proporciona uma experiência única de conexão com a natureza e cultura local. A agência Nas Alturas adapta o roteiro conforme as necessidades do grupo, incentivando o turismo responsável na região há mais de 18 anos.Foto: divulgação-Arquivo PTT.
6. Mato Grosso do Sul – Bonito
Bonito, Destino Carbono Neutro de Ecoturismo com Clube Turismo Ribeirão Preto- Reconhecido como destino de ecoturismo carbono neutro, oferece pacotes customizados pela agência Clube Turismo Ribeirão Preto. Com atividades como flutuação no Rio Sucuri e visita ao Pantanal, a agência apoia o Projeto Arboreser plantando árvores a cada viagem vendida.
7. Pará – Alter do Chão
Alter a Bordo com Vivejar Experiências – A Vivejar Experiências promove uma navegação única pelos rios Tapajós e Arapiuns, apresentando aos viajantes a vila de Alter do Chão. Com visitas a comunidades ribeirinhas, banhos de rio e interações culturais, a experiência apoia o turismo responsável nessas comunidades.
8. Pará – Ilha do Combu e Ilha de Cotijuba
Imersão nas Ilhas de Belém com a Vivenciar – A agência Vivenciar propõe imersões nas ilhas de Belém, como a “Do outro lado do rio: Ilha do Combu” e a vivência de dois dias em Cotijuba. Estas experiências conectam os viajantes à cultura local, história e comunidades, promovendo o turismo responsável.
9. São Paulo – Ubatuba
Vivência no Quilombo da Fazenda com a Rota da Liberdade – A Rota da Liberdade oferece uma imersão de um dia no Quilombo da Fazenda, em Ubatuba. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer tradições centenárias, participar de atividades culturais e culinárias, proporcionando um turismo responsável e de base comunitária.
Fonte: Brasilturis – Fotos divulgação.