As atividades turísticas baianas seguem em ritmo de crescimento, no período pós-pandemia da Covid-19. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, de janeiro a novembro de 2023, o setor cresceu 7,5%, no país, enquanto, na Bahia, o aumento foi de 12,6%.
O resultado reflete o levantamento feito pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que também registra números positivos, comparando os dois últimos anos. Em 2022, os principais aeroportos baianos tiveram o movimento de 8,7 milhões de passageiros; em 2023, foram 9,5 milhões de viajantes. Destaque para os voos internacionais, que tiveram um incremento de 36%, com a abertura de novas linhas da Europa e da América Latina.
A taxa de permanência dos turistas em território baiano, que era de 5,7 dias, em 2022, subiu para 6,4 dias, no ano seguinte. Foto: Tatiana Azeviche-SeturBA.
Nas praças de pedágios das rodovias baianas houve aumento também no movimento. Em 2022, 6,7 milhões de veículos foram registrados; em 2023, o número chegou a 7 milhões. Levando em conta somente a ocupação da rede hoteleira em Salvador, a taxa subiu de 59,2% para 63,8%, no comparativo do período.
Outro dado importante se refere à recuperação dos postos de trabalho perdidos no turismo baiano, durante a pandemia. Em 2020, 19 mil trabalhadores perderam seus empregos. De janeiro de 2021 a novembro de 2023, foram abertas mais de 30 mil vagas de trabalho em atividades turísticas desenvolvidas na Bahia.
Para o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, os números são o resultado da política de expansão do turismo, conduzida pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, os municípios, o empresariado, entidades profissionais e organizações sociais.
“O Estado compartilha os avanços no turismo com todos os agentes que atuam no setor, responsável pela geração de riquezas e empregos imediatos. Temos posições de liderança na atração de turistas nacionais e crescemos na conquista de mais visitantes estrangeiros, tendência que deve se manter, em função do trabalho contínuo na prospecção de novos voos internacionais, uma parceria entre o governo, as companhias aéreas e o aeroporto de Salvador”.