Preparação para pegar a estrada inclui revisão do carro, bagagens menores e acomodação para os pets
Tradicionalmente, o Carnaval é um dos períodos preferidos dos brasileiros para viajar. Mas viajar tranquilo requer planejamento. Além de ter certeza de que a casa estará segura durante a ausência, algumas medidas podem ajudar a garantir a tranquilidade, a comodidade e o conforto durante a viagem. Confira cinco dicas para você viajar com a cabeça e o carro mais leves:
1) Faça uma revisão no veículo
Pegar a estrada com o carro em más condições pode ser muito perigoso. E ninguém quer pôr a própria família em risco. Então, antes de viajar é fundamental revisar itens básicos de segurança. Além do sistema elétrico, com atenção especial às luzes externas e do painel, deve-se observar o estado dos pneus, freios, limpadores de para-brisa e conferir os níveis de líquido de arrefecimento e óleo do motor. Verifique também o alinhamento e balanceamento do veículo, fundamentais para a estabilidade, dirigibilidade e segurança. E, claro, não esqueça de checar se itens como triângulo, extintor, estepe, macaco, chave de roda estão em condições de uso – no caso do extintor, é essencial ver se a carga está dentro do prazo de validade.
2) Leve menos roupas
Com a popularização do mercado de lavanderias automáticas, os viajantes não precisam se preocupar em lotar o porta-malas do carro – ou em pagar excesso de bagagem, no caso de viagens aéreas. Ao levar menos roupas e bagagens, sobra mais espaço no veículo para que todos viajem de forma confortável. Durante a estadia no local de destino, a solução é levar as roupas para lavar em máquinas profissionais, que realizam todo o trabalho de lavagem e secagem em apenas uma hora. Na rede Aquamagic, que mantém cerca de 100 unidades em operação no país, é possível lavar um cesto de 10 quilos de roupas por R$ 16 (em média). Além de contarem com wi-fi, as unidades – climatizadas com ar-condicionado – dispõem de bancadas para que os clientes consigam utilizar notebooks, além de máquinas de café, um pacote completo para quem pretende otimizar o tempo de lavagem das roupas. “O cliente ganha liberdade para usar o seu tempo da maneira que quiser, seja para descansar, estar com a família, trabalhar, estudar ou manter algum hobby”, sentencia Diego Ventura, um dos fundadores de Aquamagic.
3) Inclua um kit básico de medicamentos
Para quem gosta de viajar prevenido, é interessante levar um kit de medicamentos e itens de saúde básicos. Entre os itens essenciais estão analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, antialérgicos, remédios para náuseas, diarreia, gases, colírios, pomadas e repelentes para insetos. Nas viagens de carro, vale incluir na bagagem um kit de primeiros socorros – acidentes e pequenos machucados sempre podem acontecer. Nesse caso, os itens fundamentais são soro fisiológico, solução antisséptica para feridas, gazes esterilizadas de vários tamanhos, ataduras e esparadrapos, luvas descartáveis, algodão, tesoura sem ponta, curativos tipo band-aid, termômetro e pomada para queimadura. “Os medicamentos indicados podem ser usados de forma pontual, visando eliminar determinados sintomas”, recomenda Dafne Cristina Lopes Estevão, farmacêutica, da rede de drogarias Farmais. “Mas que o ideal, sempre que possível, é fazer uso de medicamentos com indicação ou supervisão médica ou buscar orientação com o farmacêutico.”
4) Deixe seus pets em boas mãos
Quem tem animais de estimação sabe que os pets são como membros da família. Mas nem sempre é possível levar os bichinhos nas viagens. Se longos trajetos de carro podem ser muito desgastantes para os donos, imagine então para os bichanos. Já nas viagens aéreas há uma série de requisitos a serem cumpridos, o que costuma dificultar que os animais viagem com seus tutores. Para quem pretende viajar e deixar os bichinhos seguros, uma alternativa é deixá-los em hospedagens específicas para os peludos. No caso da Petlove, que mantém 10 unidades em São Paulo, além da possibilidade de hospedagem, também há o serviço de pet sitter, para os bichanos que preferem ficar em casa – profissionais vão até a residência para cuidar e fazer companhia.
5) Passe direto nos pedágios
No período de final de ano, com milhões de pessoas viajando para passar Natal e Réveillon com a família, as estradas costumam ficar cheias. Como resultado, surgem filas nos postos de pedágios, e os motoristas acabam perdendo bastante tempo na espera pelo pagamento e pela passagem pela cancela. Para quem pretende ganhar minutos – às vezes, horas – preciosos, uma alternativa é o uso do Valecard Pedágio Eletrônico, que propicia ao motorista passar por uma cancela exclusiva, sem sequer precisar parar o veículo. O pagamento é realizado de forma eletrônica.