Por Letícia Mendes –
Frevo, Maracatu, Papangus, Bonecos Gigantes e os Caretas são algumas das manifestações culturais e tradições presentes e que marcam a identidade do carnaval de Pernambuco. E, em 2024, a festividade promete ser a maior que o Estado já teve, com os homenageados de peso anunciados pelo Governo do Estado de Pernambuco, Alceu Valença, Claudionor Germano e Lia de Itamaracá, que são importantes ícones da cultura, e investimentos superiores a 20 milhões de reais em contratações artísticas, o carnaval de Pernambuco espera reunir mais turistas, em relação ao ano passado, e movimentar 3 bilhões de reais na economia do Estado.
Além das diversas opções de festas pela capital, o turista que vem conhecer o Estado, tem a oportunidade de prestigiar as origens de cada símbolo que representa e conta a história dessa época tão aguardada por muitos.
Recife e Olinda, por exemplo, são cidades bastante procuradas para o período carnavalesco. A primeira, conta com a grandiosidade do Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de rua do mundo. Já em Olinda, o Homem da Meia Noite desfila pelas ladeiras na madrugada do sábado para domingo, reverenciando os moradores e foliões que aguardam ansiosamente pela saída da sede do bloco, no bairro de Bonsucesso, na cidade alta.
Pelos caminhos do Sertão e Agreste, o que não falta é cidade para aproveitar o reinado de Momo. A cidade de São Caetano, no agreste de Pernambuco, a La Ursa, mais conhecido como o “urso do carnaval”, é símbolo de muita diversão para quem brinca. A fantasia, que é feita de veludo e retalhos de tecidos brancos, faz referência aos espetáculos circenses com o animal e que foi introduzida no Nordeste, no Século XIX.
Já a cidade de Bezerros, também no Agreste, é conhecida por ser a terra dos Papangus, popularmente chamados “Os mascarados”, na qual cobrem o rosto com fantasias coloridas e chamativas. E as manifestações culturais não param por aí. A Zona da Mata, conhecida por ser a Terra do Maracatu (Baque Solto e Virado), atrai diversos foliões que desejam aproveitar esse valioso ritmo musical.
Em Pesqueira e Triunfo, no Sertão, o carnaval também não fica de fora. A cidade de Pesqueira, é conhecida por suas Caiporas e durante o carnaval pessoas se fantasiam e representam um ser “sobrenatural”, que sai caminhando pelas matas, assustando quem encontra. Já no município de Triunfo, o carnaval é comemorado com os Caretas, personagens mascarados que fazem parte da cultura da cidade há mais de 100 anos. As fantasias são coloridas e chamam a atenção de quem chega para visitar Triunfo durante a festa de Momo.
Cultura e diversão não faltam aqui no Carnaval de Pernambuco. Só quem vive essa experiência, sabe a potência cultural e artística que temos ao longo de todo o estado.
Fonte: MTur-Secult – PE
Foto: Renato Moreira / Secult – PE