Carnaval de Pernambuco é rico em cultura, tradição e diversão

Por Letícia Mendes –
Frevo, Maracatu, Papangus, Bonecos Gigantes e os Caretas são algumas das manifestações culturais e tradições presentes e que marcam a identidade do carnaval de Pernambuco. E, em 2024, a festividade promete ser a maior que o Estado já teve, com os homenageados de peso anunciados pelo Governo do Estado de Pernambuco, Alceu Valença, Claudionor Germano e Lia de Itamaracá, que são importantes ícones da cultura,  e investimentos superiores a 20 milhões de reais em contratações artísticas, o carnaval de Pernambuco espera reunir mais turistas, em relação ao ano passado, e movimentar 3 bilhões de reais na economia do Estado.
Além das diversas opções de festas pela capital, o turista que vem conhecer o Estado, tem a oportunidade de prestigiar as origens de cada símbolo que representa e conta a história dessa época tão aguardada por muitos.
Recife e Olinda, por exemplo, são cidades bastante procuradas para o período carnavalesco. A primeira, conta com a grandiosidade do Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de rua do mundo. Já em Olinda, o Homem da Meia Noite desfila pelas ladeiras na madrugada do sábado para domingo, reverenciando os moradores e foliões que aguardam ansiosamente pela saída da sede do bloco, no bairro de Bonsucesso, na cidade alta.
Do litoral ao sertão, os turistas têm diversas opções para curtir as festividades no Estado
Pelos caminhos do Sertão e Agreste, o que não falta é cidade para aproveitar o reinado de Momo. A cidade de São Caetano, no agreste de Pernambuco, a La Ursa, mais conhecido como o “urso do carnaval”, é símbolo de muita diversão para quem brinca. A fantasia, que é feita de veludo e retalhos de tecidos brancos, faz referência aos espetáculos circenses com o animal e que foi introduzida no Nordeste, no Século XIX.
Já a cidade de Bezerros, também no Agreste, é conhecida por ser a terra dos Papangus, popularmente chamados “Os mascarados”, na qual cobrem o rosto com fantasias coloridas e chamativas. E as manifestações culturais não param por aí. A Zona da Mata, conhecida por ser a Terra do Maracatu (Baque Solto e Virado), atrai diversos foliões que desejam aproveitar esse valioso ritmo musical.
Em Pesqueira e Triunfo, no Sertão, o carnaval também não fica de fora. A cidade de Pesqueira, é conhecida por suas Caiporas e durante o carnaval pessoas se fantasiam e representam um ser “sobrenatural”, que sai caminhando pelas matas, assustando quem encontra. Já no município de Triunfo, o carnaval é comemorado com os Caretas, personagens mascarados que fazem parte da cultura da cidade há mais de 100 anos. As fantasias são coloridas e chamam a atenção de quem chega para visitar Triunfo durante a festa de Momo.
Cultura e diversão não faltam aqui no Carnaval de Pernambuco. Só quem vive essa experiência, sabe a potência cultural e artística que temos ao longo de todo o estado.
Fonte: MTur-Secult – PE 
Foto: Renato Moreira / Secult – PE 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *