Mais passageiros viajaram pelos aeroportos europeus

 

 

Vários aeroportos já ultrapassaram os níveis de 2019, enquanto outros esperam números mais elevados este ano.

Segundo informação avançada pelo SchengenVisaInfo.com, os aeroportos da rede Aena em Espanha (46 aeroportos), receberam mais de 18,6 milhões de passageiros no mês passado, o que representa um aumento de mais de 10% em relação a janeiro de 2023.

O maior número de viajantes foi registado no Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, atingindo quase 4,8 milhões de passageiros no mês passado. Entretanto, o Aeroporto Josep Tarradellas Barcelona-El Prat registou 3,5 milhões de passageiros, seguido de Málaga-Costa del Sol (1,3 milhões), Gran Canaria (quase 1,3 milhões), Tenerife Sur (1,2 milhões) Alicante-Elche Miguel Hernández (958 088) e Aeroporto de Palma de Maiorca (889 815).

Entretanto, o aeroporto de Frankfurt (Alemanha) recebeu 4,1 milhões de passageiros no mês passado, registando um aumento de 11% em comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar deste crescimento homólogo, o tráfego de passageiros foi 12,6% inferior ao registado em janeiro de 2019. Para além do aeroporto de Frankfurt, outros aeroportos do portfólio internacional da Fraport registaram um aumento no tráfego de passageiros durante este período.

O aeroporto de Berlim recebeu cerca de 1,48 milhões de viajantes, quase 13% mais do que em janeiro do ano anterior, com o dia 7 de janeiro a ser o mais movimentado do mês, com o número de passageiros a atingir os 63.613.

1,7 milhões de viajantes passaram pelo aeroporto de Copenhaga (Dinamarca) durante o mês de janeiro de 2024, o que representa um aumento de 7% em relação ao ano anterior. Os destinos preferidos dos passageiros do aeroporto da capital dinamarquesa durante esse mês foram Londres, Oslo e Estocolmo. No entanto, o maior aumento do tráfego de passageiros foi registado nas rotas para destinos na Ásia e no Médio Oriente, com 47% e 36%, respetivamente.

O aeroporto de Keflavík, o maior aeroporto da Islândia, recebeu mais de 451.000 passageiros no mês passado. O dia 2 de janeiro foi o mais movimentado do mês, com 22611 viajantes a passarem pelo aeroporto.

Londres, Copenhaga, Nova Iorque, Manchester e Paris foram os destinos mais populares durante esse período. Os cidadãos britânicos e norte-americanos foram os que mais partiram, com 21% e 19%, respetivamente. Os cidadãos alemães ficaram em terceiro lugar, seguidos pelos cidadãos holandeses e chineses.

Para além dos aeroportos mencionados, o aeroporto de Riga (Letónia) registou um aumento do tráfego de passageiros no primeiro mês de 2024, recebendo 420000 passageiros, mais 5000 do que no mesmo período do ano passado. A companhia aérea nacional, AirBaltic, foi a que movimentou mais passageiros (222000), seguida da companhia aérea irlandesa de baixo custo Ryanair (132000). Fonte: publituris.pt.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *