Últimas dias para visitar exposição no Museu da Língua Portuguesa

A exposição Essa nossa canção, do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, chega ao fim no dia 24 de março. Restam poucos dias para visitar a mostra que aborda a relação da língua portuguesa com a canção popular brasileira.

Mostra temporária que aborda a relação da língua portuguesa com a canção popular brasileira ficará em cartaz só até 24 de março. Foto: crédito Ciete Silvério.

 

A experiência do visitante  já começa nos elevadores do Museu, onde há uma intervenção sonora criada pelo produtor cultural Alê Siqueira a partir de vocalizes de músicas nacionais. Cantos como “Ôôôôô”, “Ilariê”, “Aê-aê-aê” foram editados para formar uma única canção sem aquilo que convencionalmente se entende por palavra.

No espaço expositivo do 1º andar, onde a exposição está em exibição, o público é convidado a entrar na sala intitulada Palavras Cantadas. Em um ambiente sonoro e imersivo, outra obra de Alê Siqueira, trechos de 54 canções, desta vez versos de faixas conhecidas nas vozes de Rita Lee, Roberto Carlos, Adoniran Barbosa e MC Marcelly, entre outros, foram reunidos. Assim, parecem conversar entre si ou até mesmo formar uma música original.

Em seguida, na sala Recados da Língua, músicas brasileiras famosas “ganham” corpo. Artistas como Juçara Marçal, Felipe Araújo, Teresa Cristina, Zahy Tentehar, Tom Zé, Johnny Hooker e outros cantam, em vídeos dirigidos por Daniel Augusto, faixas como Pelo telefone (Donga), Tristeza do Jeca (Angelino de Oliveira), Sinal fechado (Paulinho da Viola) e Garota de Ipanema (Vinicius de Moraes e Tom Jobim). Há ainda slammers interpretando Construção (Chico Buarque), e fãs dos Racionais MC’s, Diário de um detento (Mano Brown).

Na terceira parte da exposição, intitulada Nossa Vida em Canções, o público tem acesso a duas salas de cinema. Em uma delas, é exibido o premiado documentário As Canções, de Eduardo Coutinho, no qual ele conversa com desconhecidos sobre as músicas que marcaram suas vidas de alguma forma. Na outra, os cineastas Sérgio Mekler e Quito Ribeiro reuniram vídeos do YouTube de pessoas comuns soltando a voz – canções de Valesca Popozuda, Toquinho e Roberto Carlos podem ser ouvidas.

Em frente a esses dois ambientes, a linha do tempo Do Cilindro à Nuvem apresenta aparelhos e objetos utilizados para a gravação e reprodução de canções desde o fim do século. Há gramofone, rádio, vitrola, televisão de tubo, walkman, entre outros equipamentos que marcaram uma época.

A mostra termina com cópias dos manuscritos de composições de nomes como Xis, Marília Mendonça, Chiquinha Gonzaga e Xênia França, entre outros, na sala Uma Caneta e um Violão.

Com curadoria de Hermano Vianna e Carlos Nader, consultoria de José Miguel Wisnik e curadoria especial de Isa Grinspum Ferraz, Essa nossa canção conta com o patrocínio máster da CCR, patrocínio do Grupo Globo, e com o apoio do BNY Mellon e do Itaú Unibanco – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

Mostra temporária Essa nossa canção 
Até 24 de março
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados

Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:
https://bileto.sympla.com.br/event/90834/d/238943

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.

O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.

PATROCÍNIOS E PARCERIAS

A temporada 2024 conta com patrocínio da CCR, do Instituto Cultural Vale, e da John Deere Brasil; e com apoio do Itaú Unibanco e do Grupo Ultra. Conta, ainda, com a parceria das empresas Instituto Votorantim, Epson, Machado Meyer, Verde Asset Management e Paramount Têxteis. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A EDP é patrocinadora máster da reconstrução do Museu. A reconstrução e a temporada 2024 são uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *