Por André Martins –
Termina neste domingo (24.03) o prazo para a inscrição de destinos brasileiros no concurso “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo, que reconhece localidades onde a promoção da diversidade cultural e natural é adotada como ferramenta de desenvolvimento sustentável. As candidaturas nacionais devem ser apresentadas ao Ministério do Turismo, que vai indicar oito representantes do país à disputa.
O concurso busca transformar o turismo em um catalisador da prosperidade e do bem-estar rural, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Podem participar entidades públicas, privadas, associações, pessoas físicas e jurídicas representantes de comunidades que adotam estratégias inovadoras para fortalecer o turismo em áreas rurais, enviando propostas ao e-mail candidaturas@turismo.gov.br.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforça o incentivo à participação no processo. “O Brasil, na condição de país-membro da ONU Turismo, apoia o concurso e estimula a apresentação de candidaturas por interessados de todo o país. A participação nessa seleção contribui para impulsionar o desenvolvimento do turismo no Brasil, além de proporcionar visibilidade às experiências singulares que o país tem a oferecer”, argumenta.
O concurso exige requisitos a exemplo de ter baixa densidade populacional, dispor de atividades tradicionais preservadas e compartilhar os valores e o estilo de vida da comunidade. (Confira AQUI o edital) As vencedoras recebem um selo, que as identifica como exemplos, além de participarem de uma rede mundial para a troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de fortalecimento do turismo rural.
A seleção, criada em 2021, já consagrou a Rota do Enxaimel, de Pomerode (SC). O roteiro abriga a maior concentração de casas no estilo enxaimel fora da Alemanha, técnica que consiste na montagem de paredes a partir de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila. O percurso proporciona experiências ligadas ao patrimônio imigratório, produtos agrícolas e coloniais, artesanato e trilhas ecológicas, incluindo, ainda, parques, museus e cervejarias.
SELEÇÃO
A ONU Turismo fará a seleção a partir das indicações de seus países-membros, como o Brasil. As escolhidas, cujo anúncio vai ocorrer no terceiro trimestre de 2024, serão avaliadas por um conselho consultivo externo independente, composto de especialistas. Até o momento, 74 vilas de quase 40 países alcançaram o reconhecimento. Além disso, outras 54 foram selecionadas para participar de um programa de modernização, onde recebem aconselhamento técnico e oportunidades de networking.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo.