Intercâmbio: gasto médio de brasileiros aumenta 82% em 2016

O mercado de intercâmbio movimentou em 2016 2 bilhões de dólares de acordo com os novos dados da Pesquisa Selo Belta 2017, encomendada pela Belta (Associação das Agências de Intercâmbio). A mesma pesquisa indica que o brasileiro passou a investir em média US$ 8.902 (R$ 27.864,15)* numa viagem educacional, 82% a mais que em 2015.

“O aumento no valor médio investido se deve a uma procura maior por programas de longa duração. Os estudantes estão mais maduros e com isso não procuram mais apenas cursos de idiomas, mas também de nível superior, e que combine com oportunidades de trabalho”, disse Maura Leão, presidente da Belta.

De acordo com os novos dados: os cursos de idioma se mantêm em primeiro lugar, mas houve algumas mudanças: curso de idioma com trabalho temporário subiu da 4ª para a 2ª posição, high school passou de 2º para 5º e graduação foi do 12º para o 10ª lugar.

Dos programas contratados em 2016 houve um aumento de 6,7% nos cursos com duração acima de 12 meses, em comparação com o ano anterior. Programas com duração de até três meses ainda lideram o ranking, representando 68,5% dos produtos mais comercializados.

No mapeamento feito com os estudantes que realizaram a viagem em 2016, 41,9% disseram que estudaram por até três meses no exterior e 24,1% realizaram intercâmbios com duração acima de 12 meses.

Comparado à Pesquisa Selo Belta 2015, o ranking dos países mais procurados se manteve igual até a oitava posição, na seguinte ordem: Canadá, Estados Unidos, Austrália, Irlanda, Reino Unido, Nova Zelândia, Malta e África do Sul. A 9ª posição é ocupada pela Espanha, que estava na 10ª posição em 2015, e a França passou do 9º para o 10º lugar.

O papel da agência ainda é muito importante. Dos estudantes que realizam intercâmbio em 2016, 74,7% disseram que contrataram o programa com agências de intercâmbio. O principal motivo para terem contratado um intercâmbio com agência e não diretamente com as escolas é a confiança, seguido de atendimento personalizado, facilidade de contato, forma de pagamento, valor do intercâmbio, localização com fácil acesso, infraestrutura e indicação de amigos. Brasilturis

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *