O jornalista, escritor, poeta, compositor e agitador cultural Clarindo Silva recebeu, na noite desta terça-feira (16/4), no Plenário Cosme de Farias na Câmera de Vereadores, a Medalha de Mérito Cultural da cidade de Salvador. A homenagem foi proposta pelo ex-prefeito de Salvador, e hoje vereador, Edvaldo Brito.
Clarindo Silva tem sua trajetória no campo da escrita iniciada há mais de cinquenta anos, quando atuou como repórter policial nos jornais A Tarde, Jornal da Bahia e Tribuna da Bahia. Com o tempo, migrou da reportagem para a literatura, não deixando de usar a pena para a defesa intransigente do Centro Histórico de Salvador, região que tem em sua Cantina da Lua um bastião de resistência. Foto: divulgação-Arquivo Portal Turismo Total.
Mestre Calá – como também é conhecido por seus pares – possui alguns títulos, como:
– Doutor Honoris Causa pela Université Libre des Sciences de L’Homme de Paris
– Comenda da Cultura e das Artes pela Universidade das Américas,
-Medalha Tomé de Souza
– Comenda Maria Quitéria
– Comenda Zumbi dos Palmares.
Clarindo é, ainda, autor de Memórias da Cantina da Lua, que está em sua sexta edição, Conversa de Buzu e teve a sua biografia escrita por @vanderprata para a Coleção Gente da Bahia, com edição da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Fonte: Aratu On.