Iene já é a quarta moeda mais usada no Brasil

O iene segue a todo vapor no Brasil e, em março de 2024, já alcançou a quarta colocação no ranking de moedas negociadas no País. De acordo com o levantamento mensal realizado pela Travelex Confidence a moeda teve um aumento de 39% em relação a fevereiro de 2024, 32% no comparativo com março de 2023, e um crescimento massivo de 203% no volume médio transacionado no Brasil em 2022.

O Iene, moeda japonesa, que significa “circular”, é uma das mais fortes do mundo, perdendo apenas para o dólar e o euro. Foto: reprodução.

 

A moeda, que está em curva ascendente pelo terceiro mês consecutivo, foi a única que apresentou números positivos nos quatro comparativos (volume mês a mês; ano a ano, considerando o mesmo mês de comparação; volume médio transacionado no ano de 2022 e no de 2023) entre todas unidades monetárias do Top 5.

Já o euro, após dois meses seguidos com números negatuvos, voltou a apresentar um volume transacionado positivo no comparativo com o mês anterior. Em março, a moeda — que ocupa a segunda colocação no ranking — teve 24% a mais de operações realizadas quando comparado ao mês de fevereiro. De acordo com Jorge Arbex, diretor do Grupo Travelex Confidence, “a proximidade com a realização das Olimpíadas de Paris, em julho, é um atrativo a mais para que brasileiros que estão se planejando para acompanhar o evento in loco adquiram a moeda.”

O dólar americano segue absoluto como a moeda mais transacionada no Brasil, figurando na liderança do ranking já por dez meses consecutivos. No entanto, em março de 2024, a unidade monetária norte-americana apresentou uma leve baixa no volume de operações no comparativo com fevereiro de 24 (-1%) e também no comparado a março de 2023 (-28%) e no volume médio transacionado em 2022 (-57%) e 2023 (-35%).

“Em março, o dólar teve um comportamento de leve valorização frente ao real, além dos reflexos do vale sazonal que abrange o período de fechamento da alta temporada no País, o que justifica os números negativos. Além disso, o BACEN aumentou a estimativa de projeção da moeda norte-americana de R$4,93 para R$4,95, sendo o segundo mês seguido com aumento da PTAX projetada, o que impacta a procura da moeda no segmento do turismo”, comenta Arbex.

Confira o Top 5 de venda de moedas de março comparado ao mês de fevereiro de 2024, em relação a março de 2023 e o comparativo em relação à média de 2022 (marco pós-pandemia):

Fonte: Brasilturis.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *