Por Livia Veiga –
Dados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA) apontam que 2023 foi um ano marcado por avanços nas viagens nacionais. De acordo com o Ministério do Turismo, o faturamento dos embarques dentro do país atingiu R$ 11,55 bilhões, o que representa alta de 122% em comparação com os números do ano anterior. Neste cenário, a Bahia se destaca.
No Brasil, a região Nordeste segue sendo a que mais recebe viajantes. No pódio de cidades brasileiras, São Paulo (SP) aparece em primeiro, seguida por Maceió (AL) e Porto Seguro (BA) empatadas na segunda colocação, e Porto de Galinhas (PE) e Recife (PE) dividindo o terceiro lugar.
De acordo com Jean Paul Gonze, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (ABAV), depois da pandemia, as empresas se adaptaram a um novo cenário e passaram a utilizar novas estratégias para poder atrair o turista. Além disso, Gonze reforça que o Nordeste tem sido escolhido dentre os principais destinos nacionais por atributos como o litoral, a história e culinária.
O presidente da ABAV destaca a atuação da Secretaria de Turismo da Bahia, visitando zonas produtoras de turistas para o estado, e da prefeitura de Salvador, que tem participado de quase todos os eventos especializados em vender o destino. “Então, eu acho que esse conjunto de agências operadoras, prefeitura e governo de estado tem funcionado bem para poder alavancar o turismo na nossa região. Aqui na Bahia, o turismo nacional tem crescido muito e também o internacional está começando a desenvolver, graças a esse bom trabalho”, completa.
Turismo nacional em alta
O governo federal credita os resultados alcançados pelo setor ao panorama econômico brasileiro no ano passado. Ainda conforme o Anuário Braztoa 2024, divulgado na última segunda-feira (20), alguns elementos-chave influenciaram neste crescimento do turismo interno: a taxa de desemprego em queda, a desaceleração da inflação, taxa básica de juros nas alturas e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
“Para a Fecomércio/SP, os brasileiros estão investindo cada vez mais em viagens, fato que tem mantido o setor aquecido, principalmente no fim de ano, período das férias e alta temporada no mercado brasileiro”, destaca o documento. “A economia do Brasil está crescendo e isso incentiva os turistas a viajarem mais para conhecer nossas belezas naturais, rica gastronomia e tudo que os nossos destinos têm a oferecer”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
O volume de embarques segue a tendência de crescimento observada no faturamento, e no ano passado contabilizou 11,80 milhões de passageiros, 22,7% a mais que em 2022. Destes, 74% foram para destinos nacionais, o que significou uma movimentação econômica de R$ 8,71 milhões dentro do país; enquanto que, em números totais de embarques para destinos brasileiros, foi registrado o maior número desde 2010, representando 60% do faturamento.
Fonte: Tribuna da Bahia