Tour Cultural apresenta música, literatura e arte visual

Tour Cultural, por Duda Tawil –

Varanda do SESI Rio Vermelho neste finde
Uma programação tripla aguarda os amantes da boa música, de hoje a domingo, na simpática Varanda do SESI Rio Vermelho, em Salvador. É só escolher o seu gênero musical preferido. São eles: hoje, o Júlio Caldas Blues Trio; amanhã, Totti Varjão, com MPB e xote; domingo, o ótimo grupo Barlavento, que dispensa apresentações, com sambas-de-roda, xotes, baião e arrasta-pé, numa realização Projeto Cores & Nomes, leia-se Hessel & Siri Produções e Teatro SESI Rio Vermelho.
Sobre o Júlio Caldas Blues Trio: além dele na guitarra, tem os músicos Gilmário Celso (baixo) e Eric Dutra (bateria). Júlio apresentará composições próprias com sonoridades que remetem ao delta blues e músicas de ícones do gênero, como B.B. King, Eric Clapton, Jimi Hendrix, Robert Johnson e Freddie King.
 
O cantor, compositor e instrumentista Totti Varjão,ao lado dos músicos Daniel Argolo (baixo) e Negro Leo (bateria), faz o show “Paraíso Particular”, uma de suas canções autorais, que traz o universo musical de Totti, livre dos rótulos rítmicos, banhado por influências que vão da MPB à soul music americana. O repertório tem releituras, como “A Paz”, de Gil, “Garotos II” de Leoni, os sambas de Djavan e os xotes de Gonzagão. 
Já na segunda-feira, dia 3, Estevam Dantas, na sanfona, sobe ao palco ao lado dos músicos convidados, Luan Badaró, na zabumba e Pedro Dantas, no triângulo: três instrumentistas de primeira linhagem na Varanda apresentarão o show Sanfonando o Choro, em singela homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Assim será a próxima apresentação musical no Projeto Segundas do Chorinho, no seu 13° ano de lutas e muita garra para se manter de pé!
                                        O Barlavento estará domingo na Varanda (Foto: Edivalma Santana – divulgação)

A delicada arte visual de Telma Saraiva no Crato-CE

No último dia 28, a Casa de Telma Saraiva – Museu da Fotografia do Cariri, situado na casa que pertenceu à artista, no centro do Crato, no Ceará, recebeu uma visita muito especial: o casal Sandra Annenberg e Ernesto Paglia, conhecido nacionalmente por integrar o time de Jornalismo da Rede Globo de Televisão. Recebidos pelo filho de Telma, Ernesto Saraiva, guardião que zela pelo museu e o apresenta aos turistas, foram tomados por verdadeiro encantamento diante da obra singular desta artista caprichosa e inventiva. E conheceram a sua
história, que se confunde com a história deste pequeno e singelo museu orgânico. Telma Saraiva nasceu no Crato em 1928. Integrante de uma família de fotógrafos, desde criança interessou-se pelo ofício do pai, Júlio Saraiva Leão.

Na juventude, com esforço, amor e capricho, montou um pequeno estúdio doméstico. Aprendeu e recriou técnicas especiais de foto-pintura. Suas fotos, em preto e branco ou primorosamente retocadas em cores vibrantes, retratando crianças, jovens e adultos, começaram a decorar as salas e os cômodos de muitas casas de família. Inspirada no cinema da época, gostava de fotografar e pintar imagens de mulheres, captando momentos de charme e glamour, atenta a aspectos como técnica, luz, maquiagem, cenário e figurino, incluindo autorretratos seus elaborados ao longo da vida. Fez exposições em Fortaleza, São Paulo (Pinacoteca), e Valência e Barcelona, na Espanha, tendo visto a sua arte sendo reconhecida fora do Cariri. Sua esmerada produção artística se deu entre 1940 e 1980. Faleceu no ano de 2015, deixando um legado precioso e ímpar. Pediu, em testamento, que os filhos transformassem a casa em um espaço de memória.

Seu filho Ernesto Saraiva herdou seus equipamentos fotográficos e seguiu a carreira de fotógrafo. Reside hoje em uma casa ao lado do museu, sem muro separando os dois prédios. É o guardião que administra este belíssimo museu orgânico, inaugurado em 2021, em parceria com o SESC e sem fins lucrativos. Ele cuida da estrutura física e da agenda da casa, dotada de ambientes lindos e acolhedores, que tanto fascinam os visitantes. Sua irmã, Edilma Saraiva, cumpre o papel de divulgadora e apoiadora do bem sucedido projeto. Faça como o simpático casal global: quando vier ao Cariri, não deixe de conhecer este lugar único – é realmente uma visita imperdível! (Com a colaboração de Paulo de Tarso Barreto Alves de Sousa)

Ernesto Saraiva celebra entre Sandra Annenberg e seu xará Paglia (foto: Ronaldo Fraga – divulgação)
 
Alegre é o festival no interior do ES!
A simpática e pacata cidade de Alegre, reduto dos Alcuri há quase um século, no interior do Espírito Santo, vive atualmente um feriadão de pura música e agito: desde ontem, 30 a maio, até amanhã, 1° de junho, acontece o já tradicional Festival de Alegre no seu calendário de festas. A cidade para! Durante o dia, o “Rock da Tarde” com bandas regionais, tudo gratuito, lota o espaço para grandes eventos. De noite, em shows pagos, são muitas as atrações e estilos para todos os ouvidos: Samuel Rosa, Ferrugem, Breno e Bernardo, Dennis, Jorge e Mateus, Simone Mendes, Bell Marques, Glauco, Henrique e Juliano, Kvsh, Ludmilla, Samba MLK, Gustavo Mioto, Filipe Ret e Alok. Todas as demais informações @alegre_festival.
Robinson Khoury: novo álbum e shows na França
 
Trombonista francês de origem libanesa, nascido em Lyon, Robinson Khoury lançará seu novo álbum, intitulado “Mÿa”, no próximo dia 14 de junho, pela Komos, em toda a França. Logo em seguida, nos dias 21 e 22 do mesmo mês, se apresenta na La Gare – Le Gore, no 19° distrito de Paris; em 21 de outubro está agendado um show no Café de la Danse, no 11° distrito, perto da Bastilha. A nova formação musical de Robinson para este trabalho reúne, além dele no trombone, sintetizadores e canto, Anissa Nehari, na percussão e voz, e Léo Jassef, no piano, sintetizadores e voz também. Nos back vocals, Lynn Adib e Natacha Atlas.
Robinson entre Léo e Anissa: novo álbum e shows em Paris (foto: SD – divulgação)

Oriente Médio: livro sobre brasileiras no Líbano

Segunda-feira passada, dia 27, a Embaixada do Brasil no Líbano, através do Instituto Guimarães Rosa Beirute, promoveu o lançamento do primeiro livro da assistente social baiana Livia Jasmin Tawil “Proximidades – destinos entrelaçados de brasileiras no Líbano”, pela editora @saeralmashrek. A obra tem como tema da comunidade feminina brasileira no País do Cedro. Fundadora do Grupo Amizade Brasil, ela mora lá há mais de 30 anos. São relatos pessoais e sobretudo de mulheres que saíram do Brasil para começar uma nova vida em outro lugar. Ela diz: “Falo justamente sobre isso, da escolha. O objetivo principal do livro é conservar essa memória, a história de mulheres brasileiras que é o grupo Amizade Brasil, que reside no Líbano. Elas fizeram uma escolha corajosa”. O lançamento em Salvador está previsto para o próximo verão tropical.
     Lívia: livro sobre mulheres imigrantes no Líbano (foto: Roberto Khatlab – divulgação).
Museu do Bambu & Cia em Ametista do Sul
 
A 35a Caravana da Alegria da Bahia, comandada pela guia de turismo Vanderce Mirene Ferreira, recentemente em viagem ao Rio Grande do Sul, conheceu uma das joias do turismo cultural – e natural – do Brasil: o Museu do Bambu & Cia, em Ametista do Sul, no noroeste do Estado. Além da sua proposta, já pelo nome o local é original. Seu apaixonado proprietário/idealizador/curador Carlos Ciprandi, de vasta experiência sobre a matéria na China e no Brasil, recebeu o grupo e provou,  por A + B, que o bambu é a planta mais útil do mundo!  Desmistificou conceitos, incutiu outros, enalteceu o bambu! “Este museu é uma viagem ao mundo da sustentabilidade, onde o bambu desempenha um papel fundamental pelas infinitas possibilidades de uso desta planta maravilhosa”, afirma convicto.
 
Uma tripla função: é museu, loja e atelier com um acervo que possui mais de 600 peças feitas de bambu, as diferentes espécies, suas utilidades, seu emprego na agricultura, na alimentação, o carvão do bambu para uso medicinal, na cultura indígena, e, “la cerise sur la gâteau” ou a cereja do bolo da visita, na sua lojinha tem degustação de produtos como o chá, o broto do bambu, biscoito de carvão, remédios, e muitos objetos decorativos e de utilidade do lar. 
 
Sejam bem-vindos ao mundo mágico do bambu! Mais informações: zap (55) 99922-3691 e www.museudobambu.com.br
 
Todo o acervo do museu tem no bambu sua matéria-prima (crédito: Duda Tawil – PTT)
Um pescador baiano pelas vítimas do RS!
O pescador Cotoco, em grande iniciativa, neste domingo, 2 de junho, fará uma ação beneficente em prol das vítimas da tragédia natural no Rio Grande do Sul, que já fez um mês. A partir das 11h, na sua barraca de Vilas/Buraquinho, no encontro do rio Joanes com o mar, acontece um show da cantora Caffe Pitta e o violonista Tuca Almeida, até o sol se pôr. O estacionamento é muito fácil, ao lado. Pede-se a gentileza de levar itens de limpeza e alimentos não perecíveis. Vamos ajudar!
O Rio Grande do Sul vai se soerguer!  Avante, guri.a.s! Axé pra vocês, tchês!
Edição: Nelson Rocha

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *