Por Seleucia Fontes –
Distrito turístico distante 30 km do centro de Palmas revela natureza, gastronomia e cultura o ano inteiro.
Enquanto o Jalapão brilha como um dos destinos mais cobiçados do Brasil, com suas paisagens deslumbrantes e experiências únicas, há um lugar no Tocantins ainda pouco explorado pelos viajantes: Taquaruçu.
Esta encantadora cidadezinha do interior é, na verdade, distrito turístico aninhado nos arredores de Palmas e revela uma riqueza de atrativos que merecem ser descobertos por todos que buscam explorar os tesouros tocantinenses.
Por que não dedicar pelo menos um dia para explorar Taquaruçu antes de seguir viagem para o Jalapão? Afinal, o distrito está na rota das operadoras que fazem o receptivo turístico rumo aos cobiçados fervedouros e dunas.
Região de serras
Taquaruçu é uma introdução perfeita para os aventureiros no caminho do Jalapão. Com suas cachoeiras deslumbrantes e trilhas de diferentes níveis de dificuldade, esta região de Cerrado Denso oferece uma paisagem exuberante, repleta de árvores imponentes e uma vegetação distinta que contrasta com o destino final.
São mais de 80 cachoeiras catalogadas, sendo que parte delas está aberta à visitação e ao banho refrescante!
Taquaruçu também é o local ideal para quem busca viagens com foco em atividades outdoor. Oferece trilhas na Serra do Lajeado, um paraíso para os ciclistas, corredores e trilheiros de motocross que buscam aventuras nos finais de semana. Além disso, ao longo do ano ocorrem eventos esportivos que proporcionam a possibilidade de explorar a região.
Sabores e diversidade
Reconhecido como importante rota gastronômica do Tocantins, o distrito oferece opções que agradam aos paladares mais exigentes com sua diversidade culinária.
Carnes defumadas, queijos e pimentas artesanais, pratos típicos, como o frango caipira e o tucunaré frito são algumas das opções desta cidadezinha singular. De restaurantes de comida típica a estabelecimentos de culinária contemporânea, passando por pizzarias, hamburguerias, esfiharia, há opções para todos os gostos.
Cultura e eventos
Ao longo do ano, Taquaruçu é palco de eventos culturais que encantam visitantes de todas as idades, com apresentações de artistas locais e nacionais.
No distrito, várias iniciativas merecem atenção, como o projeto Pote de Ouro, onde é possível fazer vivências de produção de cerâmica, e o Centro Cultural Circo Os Kaco, que promove espetáculos, aulas e o Festival de Circo de Taquaruçu, que este ano será realizado de 4 a 7 de julho.
Taquaruçu também recebe rodeios, cavalgadas, shows musicais e dois importantes eventos culinários, o Festival Gastronômico de Taquaruçu, em setembro, e a Festa da Jaboticaba, entre outubro e novembro.
Hospitalidade
Além de todas essas experiências únicas, Taquaruçu conta com uma rede de hospedagem acolhedora, com pequenas e charmosas pousadas que proporcionam atendimento personalizado e hospitalidade.
Taquaruçu Tem
Colocar Taquaruçu na rota do Turismo nacional é o desafio da Agência de Turismo de Palmas (Agtur), que acaba de ganhar reforço. Recentemente, o presidente da Agtur, Tom Lyra, recebeu em seu gabinete um grupo de empresários do distrito, com propostas para elevar a visibilidade da região entre os palmenses e os viajantes que passam pela Capital com destino ao Jalapão.
“Temos um grande desafio pela frente, agilizar projetos que aumentem a visibilidade de Taquaruçu, que considero a ‘Campos do Jordão’ do Tocantins”, ressaltou Tom Lyra, ao enfatizar as peculiaridades locais, como o clima de serra.
“Taquaruçu é um destino ainda, desconhecido das grandes operadoras emissivas do País, e para os empresários locais esta visibilidade é essencial”, pontuou o empresário Marcos Luz, da Pousada Recanto Oriental.
Entre as sugestões do grupo, que representou sete empreendimentos, está a divulgação de campanha mostrando toda a diversidade local e a retomada da Feira de Artesanato que ocorria na Praça Joaquim Maracaípe.
Serviço:
Localização – Taquaruçu fica a 30 km do centro de Palmas (TO), em meio à Serra do Lajeado, sendo a principal rota o Jalapão. Distância do aeroporto: 26 km.
Onde ficar – Recanto Oriental (@pousadarecantoorientaloficial), Casa das Flores (@casadasfloresto), Aldeia da Serra (@pousadaaldeia), Pousada Taquaruçu (@pousadataquarucu).
Onde comer e beber – Espaço Papiro (@espacopapirp_taquarucu), Esfiharia Saara (@esfihariasaarato), Birosca (@birosca.to), Vila dos Sabores (@viladossaborestaquarucu), Sabor da Serra (@sabordaserrataquarucu), Espaço Multietinico (@espacomultietnico), Ottimi Vini (@ottimivini).
Cachoeiras – Roncadeira (@cachoeirarocandeira), Cachoeira do Evilson (@cachoeiradoevilson), Bela Vista (@cachoeirabelavistapalmas), Vai Quem Quer (@valedovaiquemquer)
Aventura – Tirolesa Voo do Pontal (@tirolesavoodopontal)
Vivência – Pote Ouro (@potedeouroarts)