*Por Duda Tawil, de Salvador-BA –
A Fête de Yemanjá Nice é um Festival Cultural Brasileiro realizado anualmente em Nice, cidade do sul da França, pela associação franco-brasileira Brasuca Show. O evento visa promover e celebrar a cultura brasileira na Europa, com destaque para a música, a dança e as tradições dos ritos afro-brasileiros. Este ano ela acontece de 5 a 7 de julho e é sempre uma oportunidade para os europeus se envolverem e apreciarem os encantos da cultura afro-brasileira.
Nice se transformará novamente no cenário, agora na 11ª edição, de um acontecimento icônico de verão, e espera receber mais de 10 mil participantes durante os três dias de homenagem à Rainha do Mar. A bela cidade está situada na deslumbrante Riviera Francesa, ou Côte d´Azur. Conhecida por sua beleza natural e seu clima ameno, é tida como a segunda cidade mais visitada da França, contando com o segundo maior aeroporto em termos de fluxo do país.
Além de suas atrações turísticas, Nice tem uma longa história de relações afetivas significativas com o Brasil. Ela é geminada com o Rio de Janeiro desde 1977, por exemplo. Bem antes disso, o imperador D. Pedro II assistiu com a família imperial ao até hoje célebre Carnaval de Nice, em 1888. Essa conexão especial acrescenta uma dimensão única à atmosfera cosmopolita da cidade, enriquecendo ainda mais a experiência dos visitantes e fortalecendo os laços de simpatia e amizade entre nossos países.
E, para além das apresentações culturais, a Fête de Yemanjá Nice oferecerá uma variedade de atividades, como exposições de arte, oficinas de dança e música, e estandes de gastronomia típica, proporcionando aos participantes uma experiência imersiva na cultura brasileira.
A programação deste 2024 começa na tardinha da sexta-feira, dia 5, com uma recepção de boas-vindas do festival na praia/Plage Les Canailles, em plena orla da cidade, a belíssima Promenade des Anglais, nas presenças de Solange Barreto, sua presidente e organizadora; do cônsul-honorário do Brasil em Nice, o professor Carlos Maciel; Maty Diouf, secretária municipal junto ao prefeito Christian Estrosi; além de presidentes de associações, patrocinadores do evento e a imprensa local, nacional e internacional, inclusive vinda do Brasil.
No dia seguinte, sábado, dia 6, das 9h ao meio-dia, acontece a oficina artística e cultural de danças e artes visuais. Estágios de danças folclóricas e de artes plásticas brasileiras no Centro de Animação Nice Gorbella.
Entre as atividades propostas, estarão: um ateliê de samba com Luana Alcântara; ateliê de frevo a cargo de Júnior França; ateliê afro-brasileiro com Jirlan Silva; ateliê de artes visuais com a carioca Mica Barbot; e tanto pela manhã como pela tarde, ateliê de percussão com João do Ilê Aiyê. Novamente, tudo de forma gratuita.
A partir das 17h, tem início um espetáculo de demonstração e iniciação à capoeira, pelo grupo Capoeira Topázio de Nice, cuja sede mundial se encontra em Salvador, Bahia. Esta atividade será aberta ao público, e gratuita, até as 19h, na emblemática Praça Garibaldi, em homenagem a esse ilustre filho da cidade de Nice, que o viu nascer em 4 de julho de 1807, veio lutar no Brasil onde passou alguns anos, se casou e teve filhos com a catarinense Anita Garibaldi, e com ela voltou à Europa.
O domingo, 7, é o dia tão aguardado de todos e de todo o festival: a partir de 17h até 19h acontece o Cortejo Viver Juntos Yemanjá! A concentração e animações de diferentes grupos acontecerão na Praça Saint-François, com discursos oficiais pelos 11 anos do festival. Além da grande Solange, presenças de um(a) representante do secretariado que compõe a Prefeitura de Nice, e Carlos Alfonso Iglesias Puente, cônsul-geral do Brasil em Marselha.
Também estarão presentes Carlos Maciel, cônsul-honorário do Brasil em Nice, e o jogador baiano, ex-jogador da Seleção Brasileira e atualmente na equipe de Nice, Dante Bonfim Costa Santos.
Às 17h30 partiu cortejo! Uma mensagem de paz, tolerância, respeito mútuo e convívio em direção ao mar Mediterrâneo que banha “Nissa la Bella”, com todos os grupos participantes e a multidão numa mesma alegria e axé! O itinerário engloba a já citada Place Saint-François, Rue Droite, Rue de la Loge, Place Centrale, Rue Centrale, Place Rossetti, Rue Sainte-Réparate, Rue Saint-Gaëtan e Place Pierre Gaultier. A cantora Claudya Costta e o cantor Marcelo Trovoada estarão entre os artistas que vão puxar o alegre arrastão.
Na chegada à praia, a Castel Plage, por volta das 18h30, oferendas de flores para Mãe Yemanjá, a Rainha do Mar. É como reviver o fabuloso 2 de Fevereiro, a centenária Festa de Yemanjá dos pescadores do Rio Vermelho em Salvador da Bahia, um momento de grande emoção para o qual todos são convidados.
À noite, este domingo é coroado com o encerramento do festival, em francês a Soirée de Clôture. Haverá um show com ninguém menos que o cantor Pierre Onassis, ex-Olodum, ícone da axé-music, e, a confirmar, o grupo Tamo Junto, formado por músicos brasileiros baseados em Nice. Como uma volta ao ponto de partida, o local é onde tudo começou, a praia ou Plage Les Canailles, no n° 197 da Promenade des Anglais. Os ingressos custarão 20€, com bilheteria apenas no local, a partir das 20h.
“Estamos muito entusiasmados em trazer a Fête de Yemanjá para Nice novamente. É uma oportunidade única para os europeus se conectarem com a riqueza e a diversidade da cultura brasileira”, diz Solange Barreto, presidente da Brasuca Show. “Acreditamos que eventos como este são fundamentais para promover a compreensão e o respeito entre as diferentes culturas.”
Odoyá!
Os interessados em participar da Fête de Yemanjá Nice podem encontrar mais informações na página oficial do evento @fetedeyemanjanice.
* As fotos que ilustram esta reportagem é do festival de 2022 – Edição: Nelson Rocha.