Por Paula Rosa
O Ministério do Turismo, com o apoio da Riotur, promoveu, neste domingo (30.06), uma recepção com a cara do Rio de Janeiro para as delegações que participam do G20 Turismo. O dia foi marcado por uma série de experiências culturais e gastronômicas, típicas da capital fluminense e do Brasil. O encontro também serviu para ambientação com a cidade e entre os participantes.
A secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, destacou a importância do turismo para a economia local. “Trazê-los aqui, para a Sapucaí, é para demonstrar o quanto que a cidade vive em torno do turismo, do lazer, mas que temos sim uma economia toda transversal envolvida”, disse.
Logo no início da manhã, as delegações tiveram a oportunidade de conhecer, de perto, o Sambódromo, palco do maior espetáculo a céu aberto do mundo: o Carnaval. A visita incluiu apresentação da escola de samba Viradouro, campeã do Carnaval 2024. O momento proporcionou aos visitantes o entendimento sobre a importância da festividade, não apenas como uma manifestação cultural, mas também como um motor econômico fundamental, gerando empregos e atraindo turistas do mundo todo.
Além disso, os presentes puderam realizar uma experiência gastronômica, saborearam a tradicional feijoada, prato símbolo da culinária brasileira, além de outros quitutes típicos, proporcionando uma verdadeira imersão nos sabores do Brasil.
O presidente da Riotur, Patrick Corrêa, reforçou o compromisso de continuar promovendo o Rio de Janeiro como um destino de turismo cultural e gastronômico de renome internacional. “Estamos recebendo as delegações do G20 com o melhor que nós temos. Aqui na Sapucaí, esse lugar mágico, que é a passarela do samba, onde a magia acontece e a gente preparou uma experiência tipicamente carioca para os gringos”, destacou Patrick.
3ª REUNIÃO TÉCNICA – A cidade do Rio de Janeiro recebe, nesta segunda-feira, (01.07) a 3ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho do Turismo do G20. O encontro contará com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, e de técnicos de 26 países, que discutirão práticas de turismo sustentável em prol do desenvolvimento da economia, da sociedade e do meio ambiente.
Na pauta do encontro liderado pelo Brasil, estão temas como qualificação profissional e metodologias para medir a sustentabilidade dos destinos. Além disso, será discutido o fortalecimento das instituições multilaterais e a ampliação do financiamento internacional projetos turísticos.
Fonte: MTur