Depois do sucesso de Paris, chega em Lisboa, a Exposição de Ed Ribeiro ‘’Conecte-se com o sagrado’’ unindo arte e fé. A mostra acontece entre os dias 13 de julho e 30 de agosto.
Exaltando a cultura do candomblé e católica, o artista plástico baiano Ed Ribeiro, conhecido internacionalmente como ‘’Pintor dos Orixás’’, irá expor suas obras na mostra ‘’Conecte-se com o Sagrado’’. Sob Curadoria de Vera Furtado, a exposição gratuita acontece entre os dias 13 de julho até 30 de agosto, na galeria Ninoiarte, em Lisboa.
A mostra, que dá continuidade ao projeto ‘Ecos dos Orixás’ realizado pelo pintor, em Paris, ganha uma nova perspectiva na exposição ‘Conecte-se com o sagrado’, porque além de ter obras que registrem a herança cultural de divindades de matriz africana, como Iemanjá, Oxóssi, Xangô e Ogum, também serão apresentados santos católicos, a exemplo de São Jorge e Nossa Senhora Aparecida.
Criador da técnica única de ‘’derramamento de tintas’’, que consiste em derramar a tinta de forma fluída, numa superfície na posição horizontal, dando forma ao que pretende realizar, o pintor Ed Ribeiro coleciona reconhecimentos internacionais com esse método inovador. Entre as premiações e exposições no mundo, estão: a exposição Carrousel Du Louvre, que aconteceu em 2014, em Paris, na França, além de estar presente em países como EUA, Grécia e Noruega.
O artista relata a importância dessa exposição, que conecta a fé a partir do diálogo artístico. ‘’Essa conexão da fé e da arte acontece desde o momento que produzo as obras, porque deixo a espiritualidade e toda sua sensibilidade me guiar em cada traço. Por isso, eu digo ser tão importante essa relação da fé e sua ancestralidade a partir de obras de artes’’.
Inspirada na ancestralidade afro – brasileira, mas também católica, a exposição contará com 13 obras, 9 esculturas e 2 instalações do artista Ed Ribeiro. Na foto, Iemanjá. Fotos: divulgação.
Após essa exposição em Lisboa, ‘’Conecte-se com o sagrado’’ encerra sua agenda no Rio de Janeiro, em Niterói, de 3 de agosto até 28 de setembro.
Edição: Nelson Rocha