Tradicional hotel no circuito do Carnaval de Salvador dará lugar a complexo de luxo

Por Rodrigo Ferreira

 

O Bahia Othon Palace, um dos mais tradicionais e icônicos hotéis de Salvador, está em contagem regressiva para deixar de existir. Apesar de ter sido desativado em 2018, após mais de 40 anos de funcionamento, o empreendimento que foi sinônimo de luxo e festas memoráveis durante o Carnaval de Salvador, foi a leilão naquele mesmo ano e após ter sido arrematado pela construtora Moura Dubeux vai ter o início das obras para a instalação de um novo complexo de luxo no local.

A construtora arrematou o hotel por cerca de R$ 109 milhões no final de 2023 e como uma das etapas iniciais do novo projeto, teve a autorização para demolir algumas partes da estrutura. A licença ambiental foi concedida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a “MD BA Oceania” e é válida por dois anos.

A equipe da Tribuna da Bahia entrou em contato com a Moura Dubeux para mais informações sobre o início da demolição e as etapas da obra. A incorporadora informou em nota que recebeu a licença para demolição parcial referente aos anexos do empreendimento, a exemplo da piscina.

A incorporadora ainda ratificou na nota que o prédio será mantido e o projeto prevê o retrofit da torre principal, que contemplará estúdios, quarto e sala, dois quartos, salas comerciais, lojas e restaurantes, em um terreno com mais de 27 mil m². Uma grande parte do empreendimento também estará voltada para hospedagem, o que contribuirá para o turismo da cidade.

O hotel também é figurinha carimbada no circuito Dodô (Barra-Ondina). Há mais de 20 anos comporta um grande camarote na folia e com o anúncio do início das demolições, a Tribuna da Bahia procurou a diretoria do camarote Planeta Band, que em respondeu em nota informando que a construção do novo empreendimento no terreno do antigo Bahia Othon Palace não impactará na operação durante o Carnaval 2025, quando será mantida a estrutura e excelência em prestação de serviços, que fazem do camarote um sucesso por mais de duas décadas.

O Othon Palace Salvador contava com 280 leitos em 12 andares. Com uma vista privilegiada para toda orla de Ondina. O hotel era muito requisitado durante o período do carnaval por estar presente dentro em um dos circuitos onde ocorre a festa momesca. Além disso, o Othon também continha um centro de convenções para realização de eventos.

O universitário Cassius Santos é frequentador de Ondina e em conversa com a Tribuna da Bahia falou sobre o rumo que o hotel tomou e agora seu retorno que está para acontecer. “Acredito que é bom para cidade, sim. Visto que, era um local desativado e sem fins, até servindo para moradores de rua se abrigarem. Com esse novo empreendimento, o espaço do antigo hotel deixará de ser um espaço inutilizado e vai ser um espaço que vai gerar empregos para nossa cidade, além de voltar a fomentar o turismo para Salvador”, destacou.

Fonte: Tribuna da Bahia – Foto: Romildo de Jesus.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *