Tour Cultural – Por Duda Tawil –
Itamar Vieira Júnior e seu livro infantil na Flipelô
O premiado escritor baiano Itamar Vieira Jr. faz sua estreia na literatura infantil com o livro ‘Chupim’, pela editora Baião, selo da Todavia dedicado às infâncias. A obra, em coautoria com a artista visual autodidata Manuela Navas, será lançada na Festa Literária Internacional do Pelourinho – Flipelô, no dia 9 de agosto vindouro, às 10h, no Espaço Infantil Mabel Veloso (Praça das Artes). A conversa será mediada pela escritora Paloma Jorge Amado.
‘Chupim’ é um livro marcado pelo lirismo e pela crítica social, ambientado no mesmo universo que consagrou ‘Torto Arado’ como um dos grandes romances da atual literatura brasileira, no mundo. A obra está em pré-venda no site da Baião (baiaolivros.com.br), e explora a realidade brasileira e o trabalho no campo pela perspectiva da infância, a partir da figura de Julim, um menino que acompanha o seu pai no trabalho nas plantações de arroz. O livro também estará disponível nas livrarias a partir de 9 de agosto.
Por sua vez, Paloma, filha dos inesquecíveis “imortais” Zélia Gattai e Jorge Amado, estará relançando seu livro infantil ‘Pituco’, pela editora Casa de Palavras da Fundação Casa de Jorge Amado. Palé, como é carinhosamente chamada em família, nasceu em Praga, na ex-Tchecoslováquia, durante o exílio do casal de escritores, e aniversaria pouco depois, em 19 de agosto.
Portanto, ‘Chupim’ e ´Pituco´ são dois pássaros que irão pousar no Pelourinho e contarão suas histórias às crianças na Flipelô, que acontece de 7 a 11 de agosto no Centro Histórico de Salvador e que terá como homenageado desta edição o saudoso e genial poeta, cantor e compositor “maluco beleza” Raul Seixas.
Coisa de cinema: projeto “De volta ao paraíso” no Cariri, Crato-CE
No dia 11 deste julho aconteceu a sessão inaugural do cineclube do Instituto Cultural do Cariri – ICC, na cidade do Crato, sul do Ceará, bem no coração da Chapada do Araripe. O projeto, aprovado pela Lei Paulo Gustavo, foi denominado “De volta ao paraíso”, uma alusão ao primeiro cinema do Crato.
A sessão inaugural do projeto exibiu a obra “Pe. Cícero”, o primeiro longa realizado no Cariri, em 1976. Falas presenciais e virtuais marcaram o evento, como as de Helder Martins, diretor do filme; Jefferson Jr., que atuou na produção; Ernesto Rocha, da Casa da Fotografia – Museu Telma Saraiva; e José Flávio Vieira, diretor do ICC.
E como bem disse Allan Bastos, criador deste precioso projeto que resgata o cinema de arte no Crato e no Cariri, “foi uma noite com casa cheia e iluminada, mesmo no escurinho do cinema”. Uma grande iniciativa cultural. Que venham mais e mais filmes!
“Femme Terre” hoje no Atelier Mica Barbot, em Nice
Artista visual carioca, talentosíssima, Dominique (Mica) Barbot faz vernissagem hoje, logo mais, das 18h às 21h, no seu ateliê da cidade de Nice, no sul da França, onde está instalada há muitos anos, da exposição “Femme Terre”, ou Mulher Terra, juntamente com Marcela Wirá.
O evento contará com a bela voz e a música a cargo de Pollyana Ferrari. Em seguida, a mostra fica aberta ao público neste fim de semana, 20 e 21 de julho, das 14h às 18h.
É só comparecer ao Atelier Mica Barbot – Arts & Ceramics que fica no n° 1 da Rue Raspail em “Nissa la Bella”. Mais informações: www.micabarbot.com
O Corcovado é referência de gastronomia em Nice
Um dos casais franco-brasileiros mais simpáticos de toda a Côte d´Azur francesa, Cláudia Tavares e Sébastien Monneret são os proprietários do restaurante O Corcovado, excelente referência da gastronomia do Brasil e da França, em Nice. Explicando melhor: é a comida brasileira com aquele toque inconfundível do savoir-faire francês no assunto, no sabor e na apresentação requintada também. No seu célebre bobó de camarão, por exemplo, o crustáceo é previamente flambado, e, no mais, para entender melhor, tem-se de sentar à mesa.
Eles se instalaram na bela capital da Costa Azul em março do ano passado, quando ali abriram o estabelecimento, depois de longos anos de experiência parisiense no métier. São experts, cobras no assunto! O bacana é que o acolhimento/atendimento é de primeira, assim como todos os produtos utilizados na cozinha, aberta para a sala, para todes! Não à toa O Corcovado foi distinguido pelo Ministério do Turismo brasileiro com o selo “Étoiles de la Gastronomie Brésilienne” no exterior.
Todes são livres, como o casal faz questão de frisar, e se sentem como uma extensão da sua casa no n° 10 da Rue Meyerbeer! Mais informações: www.ocorcovado.fr
Edição: Nelson Rocha