O turismo sustentável de Jericoacoara

Empresários do Conselho Empresarial de Jericoacoara - Foto: Divulgação
Empresários do Conselho Empresarial de Jericoacoara – Foto: Divulgação

Esse importante destino turístico conta com o apoio do Conselho Empresarial de Jericoacoara (CEJ), criado para promover o turismo responsável na região e incentivar o potencial do destino da vila.

Com mais de 10 anos de trajetória, resultado de uma evolução contínua de instituições anteriores, o CEJ se consolidou como uma peça-chave no desenvolvimento equilibrado de Jeri.

Atualmente em sua terceira diretoria e terceiro biênio, o Conselho tem se destacado pela sua atuação colaborativa e pela construção de parcerias estratégicas com órgãos públicos, como Cagece, Enel e ICMBio. Essas colaborações visam implementar melhorias significativas na infraestrutura local, alinhadas a um dos principais objetivos do CEJ: fomentar um desenvolvimento sustentável e correto da região.

Com um compromisso firme com o futuro de Jericoacoara, o CEJ se dedica a assegurar que o crescimento turístico não comprometa a preservação ambiental e a qualidade de vida dos moradores. A atuação do Conselho reflete uma visão de longo prazo, onde a valorização local é o alicerce para um turismo responsável e próspero, garantindo que Jericoacoara continue a encantar visitantes do mundo todo, sem perder sua essência natural e cultural. Na foto, Empresários do Conselho Empresarial de Jericoacoara.

_______________________________________________________________

 

_______________________________________________________________

Festival Aldeia Multiétnica reúne comunidades indígenas de 4 países - Foto: Renato Vaz
Festival Aldeia Multiétnica reúne comunidades indígenas de 4 países – Foto: Renato Vaz

CHAPADA DOS VEADEIROS – A Embratur está no festival Aldeia Multiétnica, que acontece entre os dias 12 e 20 de julho, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. O evento, patrocinado pela Agência, reúne indígenas de 18 etnias do Brasil, Canadá, Peru e Bolívia, que compartilham saberes e experiências durante oito dias. Na Aldeia, distante apenas 18 km da cidade de Alto Paraíso (GO), visitantes brasileiros e do exterior conhecem de perto a cultura desses povos e podem adquirir e levar para seus destinos o artesanato indígena. Além da participação dos indígenas, a comunidade Kalunga também expõe no evento seus produtos para a venda e consumo dos visitantes.

As etnias brasileiras presentes na Aldeia Multiétnicas são: Kariri Xocó (AL/DF), Xavante (MT), Kayapó Mebêngôkré (PA), Guarani Mbyá (SC), Krahô (TO), Povos do Alto Xingu (MT), Fulni-ô (PE), Panará (PA), Rikbaktsa (MT), Xucuru (PE), Ticuna (AM), Maxakali (MG), Baniwa (AM) e Marubo (AM). Do Canadá, as nações Huni Kuin Innu e Wolastoqiyik participam do evento. Do Peru e da Bolívia, os representantes são do povo Shipibo-Konibo e Aymara, respectivamente.
____________________________________________________________

Fonte: JP Turismo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *