A busca pela paz é um esforço contínuo, e o progresso através do turismo é mais relevante do que nunca. O setor pode desempenhar um papel vital como catalisador para promover a paz e o entendimento entre nações e culturas e no apoio a processos de reconciliação. É nesta lógica que este ano, o Dia Mundial do Turismo, promovido pelo Turismo da ONU, que se celebra a 27 de setembro, tem como tema “Turismo e Paz”.
Com o tema “Turismo e Paz”, o Turismo da ONU escolheu Tbilisi, capital da Geórgia como anfitriã para as celebrações oficiais do Dia Mundial do Turismo 2024, destacando a interseção entre viagens e harmonia global. No alinhamento dos ODS da ONU, destaca especialmente o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, que promove a paz global através do turismo responsável, enfatiza a importância da compreensão intercultural e da cooperação internacional. Pretende-se, assim, refletir sobre o papel fundamental do turismo na promoção da paz mundial.
O Dia Mundial do Turismo celebra-se anualmente a 27 de setembro. Este dia visa mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo.
Considerado um dos maiores setores económicos do mundo, de acordo com o Turismo da ONU, este setor assume-se de importância vital para a economia de muitos países, que têm no turismo um elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento económico.
Sendo um setor que regista elevados índices de crescimento, o turismo não só apresenta benefícios económicos, como assume importância fulcral na promoção da cultura, língua e costumes de um país, povo ou população, refere o organismo, destacando que à medida que a sociedade progride, o setor de turismo, assim como muitos outros setores, precisa de se transformar para servir como um catalisador para a prosperidade em uma escala universal. Melhorar o bem-estar dos indivíduos, salvaguardar o ambiente natural, estimular o avanço económico e promover a harmonia internacional são a essência fundamental do Turismo da ONU. A organização assume o papel de impulsionar uma força sustentável que agora é central para muitas economias.
Com 160 Estados-membros e centenas de afiliados do setor privado, o Turismo da ONU tem a sua sede em Madrid, e escritórios regionais em Nara (Japão) cobrindo a Ásia e Pacífico, Riad (Arábia Saudita) para o Médio Oriente, e no Rio de Janeiro (Brasil) para as Américas, enquanto a região África vai contar com uma delegação em Marrocos. As suas prioridades concentram-se na promoção do turismo para o desenvolvimento sustentável em linha com a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável e os seus 17 Objetivos Globais. A organização das Nações Unidas promove educação de qualidade, apoia empregos estáveis no setor, identifica talentos, impulsiona a inovação e acelera a ação climática do turismo e a sustentabilidade. Fonte: publituris.pt