Reconhecido internacionalmente como ‘Pintor dos Orixás’, Ed Ribeiro realiza exposição gratuita em Niterói-RJ. Reunindo 35 obras e 03 Esculturas e quatro Instalações Artísticas, a mostra acontecerá no Espaço Cultural Correios Niterói, a partir do dia 03 de agosto.
Enaltecendo o Candomblé e o catolicismo, o artista plástico baiano Ed Ribeiro, conhecido internacionalmente como o “Pintor dos Orixás”, reuniu 35 obras, três esculturas e quatro Instalações Artísticas para a exposição “Conecte-se com o Sagrado”, no Rio de Janeiro.
O lançamento da mostra gratuita acontece no Centro Cultural Correios Niterói, no sábado, 03 de agosto, a partir das 15h. O espaço estará disponível para visitaçãoaté 28 de setembro, de terça a sábado, das 12h às 19h.
A mostra dá continuidade ao projeto ‘Ecos dos Orixás’, mas com uma nova perspectiva: além de ter obras que registram a herança cultural de divindades de matriz africana, como Iemanjá, Oxóssi, Xangô e Ogum, também apresenta santos católicos, a exemplo de São Jorge e Nossa Senhora Aparecida. Fotos: divulgação.
Em Niterói, um dos destaques vai para a “Santa Ceia dos Orixás”, com 4,40m de comprimento por 1,60m de altura. É a primeira vez que a obra será exposta.
Considerado o ‘Mestre Contemporâneo na Arte em Derramamento de Tintas’, o pintor Ed Ribeiro coleciona reconhecimentos internacionais com esse método inovador. A técnica consiste em derramar a tinta de forma fluida, numa superfície na posição horizontal, dando forma a arte pretendida.
Dono de uma carreira de sucesso nos EUA e na Europa, o pintor coleciona conquistas como ser laureado na Academia de Letras e Ciências das Artes de Paris, a exposição Carrousel Du Louvre, que aconteceu na capital francesa em 2014, além de estar presente em outros países, a exemplo de Grécia, Noruega e Suíça. Ed Ribeiro também já recebeu homenagens no Carnaval e tem uma bibliografia, escrita
por Daniel Marx.
Com Instalações Artísticas, o piso do espaço no Centro Cultural será coberto por folhas, com o intuito de gerar nas pessoas presentes uma conexão com as forças da natureza durante a mostra. “Será uma verdadeira conexão com as boas energias dos Orixás. A folha tem uma importância vital para o povo do Axé, sem ela é impossível realizar qualquer ritual. Não se cultua o Orixá sem folha. Folha é tudo!”,
explica o artista.
Ed Ribeiro também destaca a oportunidade de levar seu trabalho para o Espaço Cultural. “Poder estar em dos melhores espaços de arte do Brasil, no centro onde há toda a cultura do Rio de Janeiro é uma honra. Considero uma benção divina expor no Espaço Cultural Correios, ocupando quas salas, 380 metros quadrados. Para mim, é a realização de um sonho no mundo da arte, principalmente que comecei tardiamente a pintar, com 52 anos”. A Curadoria da Exposição é a Francesa originária da Nigéria, da tribo Iorubá: Ifedolapo Onikoyi.