De acordo com dados do Google Trends, Portugal foi, nos últimos 12 meses, o terceiro país em pesquisas no Google Flights e em julho do corrente ano Portugal está a ser mais pesquisado do que nunca na categoria de destinos turísticos a nível mundial.
Portugal está em alta nas pesquisas efetuadas no Google, com o país a colocar-se no terceiro lugar nos últimos 12 meses e a liderar no mês de julho quando analisadas as pesquisas na categoria de destinos turísticos a nível mundial.
Analisando os dados disponibilizados pela Google, entre os principais destinos domésticos pesquisados como férias/turismo no ano passado, o Porto surge em primeiro lugar, seguido pela Madeira, destino que por exemplo, atingiu este ano o máximo dos últimos 10 anos em todo o mundo, e os Açores. Neste ranking aparecem ainda Viseu, Funchal, Cascais, Ponta Delgada e Berlengas.
Interessante é o fato de que, ao longo dos últimos anos, o turismo rural, que costumava ser mais procurado nas regiões do interior, começar a registrar mais interesse de pesquisa em todo o país.
Já no que diz respeito aos destinos estrangeiro mais procurados pelos portugueses como férias/turismo, destaque para o Brasil, seguido das Maldivas Turquia, Santorini e Bali.
Olhando agora para o que procuram os portugueses, o Google Trends mostra que no ano passado a Disneyland Paris e a Torre Eiffel foram os dois locais turísticos estrangeiros mais pesquisados em Portugal.
A procura pelo luxo
Outra das tendências divulgadas pelas tendências do Google prende-se com o interesse dos viajantes por escapadinhas luxuosas. Contudo, como o custo de vida continua a impactar as finanças das pessoas, quem viaja também pretende uma boa relação custo-benefício., sendo possível ver pelo Google Trends que existem significativamente mais pesquisas por “melhor” do que por “barato” na categoria de viagens.
Em 2024, as pessoas estão a fazer com que o luxo económico aconteça através de experiências de viagem impactantes. Isto inclui por exemplo upgrades — 54% dos viajantes pagariam por upgrades de alojamento e 47% estão dispostos a investir em upgrades nos voos ou em viagens de comboio, desde que não seja excessivamente caro — e pagar mais por uma estadia num hotel boutique ou por uma aventura exclusiva e única.
Outra forma que mostra como a tendência do luxo acessível está a desenvolver-se é através do aumento da popularidade dos “destinos dupes”. Tratam-se de locais mais económicos que têm todo o encanto e o luxo dos seus homólogos mais populares.
Impacto tiveram, igualmente, os eventos desportivos e culturais de grande escala, com 2024 a ser marcado pelo Campeonato da Europa de Futebol da UEFA e Jogos Olímpicos de Verão e a decorrerem consecutivamente na Alemanha e em França, prevendo a Euromonitor que as vendas de pacotes globais de turismo desportivo registem um aumento de 15%, em 2024.
Como resultado deste afluxo de fãs de desporto e música na região, espera-se que o número de viagens aumente – com pessoas vindas de locais tão distantes como a América do Norte a planear viagens para vários países antes e depois destes megaeventos.
Segundo o Google, também a sustentabilidade está “no caminho certo” com as grandes viagens de comboio. O ecoturismo não é uma tendência nova na indústria, mas continua a ser uma prioridade para marcas e consumidores. As viagens de comboio ganharam especial destaque este ano – incluindo viagens noturnas. Este tipo de viagens pode tornar as viagens de longa distância mais convenientes e são uma experiência única por si só.
De acordo com a Euromonitor, o transporte ferroviário é a categoria de viagens que mais cresce em todo o mundo. Trata-se de um crescimento de mais de 35% durante 2023-2024, com um terço dos eco aventureiros a referirem que preferem as viagens de comboio a viagens aéreas.