Lisboa registra recorde de passageiros de voos de/para o Brasil

O Aeroporto de Lisboa (foto) contabilizou em Julho 168.077 passageiros em voos de/para o Brasil, maioritariamente operados pela TAP, que passa a ser o novo recorde nestas rotas, que há um ano registavam quedas sucessivas.

Trânsito de passageiros entre os dois países com aumento de 21,4% em Julho, mês de férias. Foto: Divulgação 

 

Dados do Aeroporto a que o PressTUR teve acesso mostram que, no entanto, o Brasil apenas ‘meteu’ duas origens/destinos no Top40 do mês de Julho em voos regulares, São Paulo, com 31.603, que também é um novo recorde mensal, e Rio de Janeiro, com 28.846.

Julho é propício a recordes de tráfego nos voos entre Portugal e o Brasil já que é um dos principais meses de férias tanto num como noutro país.

Este ano acresce que desde Março que o tráfego de/para o Brasil está a crescer a dois dígitos, em parte por recuperação as quedas de 2016 e 2015, mas já também por ‘crescimento puro’ como o evidencia o recorde atingido em Julho.

Os dados a que o PressTUR teve acesso mostram que neste mês o aumento de passageiros em voos de/para o Brasil no Aeroporto de Lisboa foi em 21,4% ou 29,6 mil, com +20,1% ou mais 5,3 mil nas ligações com São Paulo e +14,9% ou mais 3,7 mil nas ligações com o Rio de Janeiro, que foram as únicas a chegarem ao Top40 das origens/destinos do mês de Julho.

Ainda assim é possível calcular que o conjunto das restantes com voos regulares da TAP (Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém) somaram 107.628 passageiros, com um aumento médio em 23,7%.

O Brasil cotou-se, assim, como a 5ª maior origem/destino internacional de passageiros do Aeroporto de Lisboa, atrás apenas de França, Espanha, Reino Unido e Alemanha e imediatamente à frente de Itália, Suíça e Estados Unidos.

No conjunto dos primeiros sete meses do ano, o Brasil é também a 5ª maior origem/destino internacional, com 931,5 mil passageiros, atrás de França com 1,93 milhões, Espanha com 1,61 milhões, Reino Unido com 1,41 milhões e Alemanha com 1,3 milhões.

Neste período o crescimento do tráfego de/para o Brasil situa-se em 22,4% (mais 170,5 mil), com +30,9% nas ligações com São Paulo, que somam 208 mil passageiros, e -0,6% nas ligações com o Rio de Janeiro, somando 136,9 mil.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *