Turismo baiano cresce cinco vezes mais que média brasileira e lidera ranking nacional

Por Paulo Amâncio –

Pela primeira vez, a Bahia ocupa a liderança no turismo nacional. Em junho desse ano, o estado registrou um aumento de 19,2%, o maior índice entre os estados, quase cinco vezes acima da média do país, que teve um crescimento de 3,9%.

 

De acordo com o secretário estadual de Turismo Maurício Bacelar – que concedeu entrevista à imprensa nesta sexta-feira, 16, no Pelourinho-, essa posição inédita é resultado da política desenvolvida no setor pelo governo baiano, pautada na biossegurança sanitária, qualificação e capacitação da mão-de-obra, realização de diversas obras transversais de infraestrutura e a forte promoção do destino Bahia no Brasil e no exterior.

Para atingir essa marca o estado apostou maciçamente na promoção do turismo em âmbito regional, nacional e internacional e na diversificação da oferta turística, fortalecendo roteiros como o turismo de visitação de baleias, já tendo mais de 50 agências comercializando esse pacote; o enoturismo, desenvolvido tanto na região do São Francisco, quanto na Chapada Diamantina, em Morro do Chapéu; a observação de aves, sobretudo na região de Canudos; a promoção da pesca turística, em Canavieiras; a Estrada do Chocolate, entre Ilhéus e Uruçuca; A Rota dos Engenhos, com a fabricação de cachaça, açúcar e rapadura nas 13 regiões turísticas; e os roteiros turísticos nas comunidades de terreiros de candomblé.

“E vem muito mais por aí”, assinalou o secretário, para quem a Bahia é um celeiro de atrações. Bacelar cita quatro elementos extremamente favoráveis para o desenvolvimento turístico baiano: o nosso vasto patrimônio cultural, arquitetônico e histórico, “e o mais importante de todos, o nosso povo, que nos dá características únicas”, destacou.

Diante isso, o governo elaborou e está pondo em prática a “Estratégia Turística Bahia 4.0”, baseada em dois eixos, sustentabilidade e inovação, que conta com a transversalidade em que o governo vem realizando obras e ações de infraestrutura realizadas pelas mais diversas secretarias.

O resultado disso é que o estado vem investido milhões de dólares em construção de terminais turísticos, requalificação da tradicional Feira de São Joaquim, em Salvador, sinalização e infraestrutura em seis zonas turísticas do estado, abertura de novos vôos internacionais para Lisboa, Madri e agora em setembro a implantação de três voos semanais para Paris, pela Air France. Somente a Baía de Todos os Santos recebeu investimentos da ordem U$ 70 milhões. O setor já empregou formalmente mais 32 mil baianos em atividades turísticas entre 2021 e 2024 e melhorou as condições de trabalho de mais de 50 segmentos turísticos.

Foto: Carlos Henrique Souza Almeida – Portal Turismo Total

Editor: Nelson Rocha

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *