Novo terminal marítimo de Salvador

Novo terminal marítimo de passageiros de Salvador entra em operação

Por Nelson Rocha

Foto: Romildo de Jesus

 

O novo terminal marítimo de passageiros entrou em operação na manhã deste domingo, 16, ao receber o transatlântico MS Midnatsol, que deu início à mais uma temporada de cruzeiros para a capital baiana. Até abril de 2017 cerca de 155 mil turistas deverão desembarcar no local. A luxuosa embarcação chegou com apenas 51 visitantes, em sua maioria da Alemanha e países circunvizinhos, ao contrário dos 500 que eram esperados, e a visita programada durou apenas uma jornada. Porém, até o final do verão, 58 navios turísticos, dois a mais do que na temporada passada, irão navegar pelas águas mornas e tranquilas da Baía de Todos, onde ficarão por um tempo e depois seguirão rumo a outros destinos do Atlântico sul.

A chegada do Midnatsol marcou também o início da operação do consórcio Novo Terminal Marítimo de Salvador (Contermas), constituído pelas empresas Socicam Terminais Rodoviários e ABA Infraestrutura e Logística, que em maio do ano passado venceu a concessão para exploração do terminal marítimo de passageiros pelos próximos 25 anos. Porém, para o primeiro desembarque da temporada de cruzeiros, nem todas as instalações do local puderam estar em funcionamento.

“A gente foi autorizado durante a semana e agilizou para dar o mínimo de conforto ao passageiro que vai desembarcar aqui. Mas estamos ainda trabalhando com os quiosques, lanchonetes, receptivos, câmbio e esperamos que, para a próxima atracação, a gente já esteja com tudo concluído”, informou Gustavo Andrade, gerente do terminal, onde os dois andares superiores, que futuramente serão utilizados para eventos, ainda estão isolados

Para o mês de novembro, apenas dois navios turísticos irão atracar no porto soteropolitano, mas em dezembro estão previstos um total de 15. “ A nossa expectativa é a melhor possível. Era um namoro antigo que felizmente se concretizou”, comentou o representante da Contermas, que ao longo dos próximos anos tem o compromisso de investir R$ 7 milhões na infraestrutura local. As obras do novo terminal marítimo, localizado na Avenida da França, foram concluídas em agosto de 2014, mas o leilão para operação do equipamento só aconteceu em maio deste ano. Já a expectativa por parte do trade turístico baiano é que, com o início das operações do novo terminal marítimo, a cidade seja contemplada com mais cruzeiros, que certamente irão contribuir para um novo impulso no crescimento da atividade turística.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *