Salvador com orla revitalizada e arrumada

Salvador aguarda os turistas, com orla revitalizada e arrumada

itapua03
Foto: Divulgação

 

Por: Nelson Rocha

O domingo primaveril esquentou como se fosse dia de verão e o baiano se animou ocupando as praias da primeira capital do Brasil. Para a maioria que aproveitou a jornada à beira mar, a revitalização da orla marítima de Salvador, com novos equipamentos e atrações que a transformaram na principal área de lazer da cidade, será um motivo a mais para fazer com que o turista fique um pouco mais desfrutando da beleza natural, da história e arte da “terra da felicidade”, durante a temporada de alta estação que terá início no próximo dezembro.

“A cidade está preparada para receber os turistas, sim. Em alguns pontos melhorou bastante, principalmente no que diz respeito à orla, que agora está estruturada”, comentou a atendente Maria dos Santos, enquanto desfrutava de um belo pôr do sol no Porto da Barra.

“Para mim Salvador está cada vez melhor. A cidade está limpa, bem cuidada e tem o amor e carinho do baiano que faz a diferença na hora de receber o turista a qualquer momento”, opinou o comerciante José Costa, da Barra.

“A cidade estava uma vergonha, mas agora estamos prontos para receber pessoas de qualquer lugar do mundo. Nunca está 100%, faltam algumas coisas, mas não fazemos vergonha diante de nenhum lugar  do mundo. E temos uma coisa sagrada, o jeito baiano de ser que abre as portas de casa e o coração para bem receber”, pontuou a artista plástica Lilian Vanderlei.

Para o empresário americano Doug Adair, que fixou residência em Salvador e abriu um bar no Porto da Barra onde promove ao entardecer dos fins de semana música ao vivo com artistas de blues e outros estilos musicais, observou que “o nível de qualidade de vida aqui está crescendo, assim como a relação com a Semop, Sucom, Saltur, Polícia Militar. Todo mundo está tentando colaborar, especialmente aqui no Porto, que está bem melhor e pronto para ser um dos pontos mais frequentado pelos turistas no verão”, opinou.

img00025-20110401-1230
Foto: Divulgação

 

O estudante Jorge Simões também considera a capital baiana melhor estruturada para atender os turistas, “principalmente em áreas como do Rio Vermelho, que está mais agradável depois da revitalização”, enfatizou.  Para o também estudante Claudio Imbassay, a orla “está mais bonita, mas é preciso mais segurança. Em Jaguaribe e Stela Maris, praias onde eu pego onda, sei que acontecem muitos assaltos. Andaram até prendendo gente por lá. Sinto também falta de mais vagas para estacionar, mas está dando pra levar. No mais está tudo tranquilo”, ressaltou.

Na opinião do jornalista Gorgônio Loureiro, presidente da Associação dos Jornalistas de Turismo da Bahia e membro do Conselho Baiano de Turismo, “cada dia a cidade está melhor para receber quem a visita, limpa e com boa infraestrutura. O turista pode vir tranquilamente que vai encontrar uma cidade pronta para recebê-lo bem”.  Da mesma opinião é o empresário Silvio Pessoa, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Bahia e vice- presidente da Confederação Nacional de Turismo: “A cidade está bem arrumada e a auto-estima do soteropolitano está em alta. Só precisamos de mais promoção pra divulgar a cidade. Temos gastronomia, cultura e arte, é uma cidade maravilhosa que faz com que quem chegue aqui não tenha vontade de ir pra outro lugar”.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *