Viajantes brasileiros não têm hábito de contratar seguro
Nos últimos anos, cresceu a base de consumo dos brasileiros e hoje, viajar é item preferencial, superando até mesmo a compra de um automóvel novo. De acordo com a Infraero, em 2015, foram realizadas mais de 112 milhões de viagens, considerando embarcados, desembarcado e conexões. Estimativa da Abav-SP revela que as viagens internacionais representam 40% das agências e que existem cerca de 30 milhões de novos viajantes no Brasil.
Embora viajem mais, os brasileiros ainda não adquiriram o hábito de contratar o seguro. Boa parte deles realiza a compra do seguro por conta própria ou não consomem os pacotes das operadoras turísticas. No Brasil, apenas 30% a 35% dos viajantes têm o seguro atrelado em sua compra. Na Argentina, o percentual alcança de 60% a 70%.
Focada na questão do seguro, a Travel Ace participou do 63º Fórum Executivo da Abav-SP, realizado na sede da Abav Nacional. Com o tema “Presidente Mão na Massa”, o evento retratou diversos assuntos. Um dos destaques foi o curso gratuito ‘Como vender seguro viagem’, resultado da parceria entre ABAV-SP e a seguradora.
O curso está no ar desde agosto, e tem recebido cerca de 15 inscrições por dia. Os participantes que conseguirem nota igual ou superior a 7 vão receber certificado da Travel Ace-Abav-SP, ou da Abav regional.
Marcos Balsamão, presidente da Abav-SP, está satisfeito com o resultado alcançado do projeto. “Além de mais um produto na prateleira das nossas associadas, é uma iniciativa que contribui para elevar a taxa de satisfação do cliente”, afirma o executivo.
O curso ‘Como vender seguro viagem’ constitui mais uma opção de segurança para que o profissional venda o melhor produto para o passageiro. As aulas focalizam as novas normas da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e, também, o impacto da comercialização de seguro viagem nas receitas das agências de viagens. Com a responsabilidade solidária, onde o agente é responsável, caso não ofereça o seguro-viagem; é necessário adequar esses profissionais para vender com qualidade os serviços da seguradora.
Roberto Roman, vice-presidente da Travel Ace, destaca a importância para o profissional de turismo saber preparar o consumidor para eventuais imprevistos. “O agente de viagens deve orientar o turista que o seguro é uma forma de proteger e zelar por sua segurança, mas o viajante tem que estar preparado para agir quando acontecerem imprevistos”.
As inscrições ao curso são feitas no www.abavsp.com.br, onde os candidatos devem acionar o Fale Conosco.