Vendas recuam 11,9% no turismo

Vendas recuam 11,9% no turismo

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Foto: Divulgação

A Diretoria Executiva da ABRACORP (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) divulgou no último dia 27, no Blue Tree Hotel Morumbi, os resultados de vendas referentes ao terceiro trimestre de 2016. Seguindo, exatamente, o que aconteceu nos primeiros 2 trimestres do ano, o terceiro trimestre mostrou uma retração do volume total de vendas em 11,9%, comparando-se com igual período de 2015.

Em números absolutos, os R$ 3.106.321.911 do ano passado caíram para R$ 2.736.456.259. No acumulado dos três trimestres, os R$ 8.812.461.521 contabilizados em 2015 recuaram para R$ 7.787.799.381 em 2016, o que representa variação negativa de 11,6%. 

Segmento Aéreo Nacional

O segmento aéreo doméstico apresentou uma redução de 12,6% nas vendas e de 9,3% nos bilhetes emitidos. Como reflexo, tivemos uma tarifa média de R$ 620,00, uma variação de -3,6% em relação a 2015. A Avianca registrou variação negativa de 13% no terceiro trimestre (de 233.368 para 203.133), na comparação com o mesmo período de 2015. Em faturamento, a oscilação foi de -23,8% (de R$ 123.583.341 para R$ 94.112.864). A Azul recuou 6,6% em bilhetes emitidos (de 464.716 para 434.258) e, no faturamento, cresceu 0,8% (de R$ 309.675.078 para R$ 312.077.327).

A Gol apresentou queda de 8.4% em R$ bilhetes emitidos (de 603.509 para 552.531) e, em faturamento, redução foi de 11% (de R$ 351.979.135 para R$ 313.424.260). A emissão de bilhetes da TAM decresceu 11,5% (de 604.781 para 535.278), enquanto o faturamento passou de R$ 400.178.415 para 315.305.850 – variação negativa de 21,2%. O agrupamento das ‘demais’ cresceu 0,4% em bilhetes emitidos e decresceu 7,3% em faturamento.

Na participação do mercado, em bilhetes emitidos, a Gol liderou com 31%, seguida pela TAM (30%); Azul (25%); Azul (12%) e ‘demais’ (2%). Em vendas, empate tríplice entre Azul, Gol e TAM (30% cada). A Avianca ficou com 9% e as ‘demais’ com 1%.

Segmento Aéreo Internacional

No segmento aéreo internacional, a redução foi menor, apontando variação negativa de 7,9% em vendas e 6,2% em bilhetes emitidos. Nos bilhetes emitidos, a TAM cresceu 5% (de 37.178 para 39.042). Também registraram variação positiva a TAP (17,4% ou de 9.963 para 11.346) e a Copa (14% ou de 10.524 para 11.995). Já a American (-7,5% ou de 26.562 para 24.564); a United (-0,5% ou de 12.348 para 12.282); a Lufthansa/Swiss (-15% ou de 13.552 para 11.468); Air France/KLM (-15,2% ou de 16.954 para 14.272); e Delta (-4,8% ou de 12.791 para 12.177) sofreram variações negativas.

Em faturamento, a TAM liderou em volume – R$ 134.926.772. Porém, recuou 4,1% em relação ao terceiro trimestre de 2015, quando vendeu R$ 140.630.650. A American avançou 2,6%, evoluindo de R$ 103.374.635 para R$ 106.095.684. O faturamento da United cresceu 25,6% (de R$ 53.582.537 para R$ 67.313.127). E o da Lufthansa/Swiss recuou 23,5% (de R$ 82.265.292 para R$ 62.973.406. A Airfrance/KLM sofreu variação negativa de 23,4% (de R$ 80.104.709 para R$ 61.327.396), enquanto a Delta cresceu 9,1% (de R$ 50.004.450 para R$ 54.547.509). A TAP também registrou resultado positivo de 52% (de R$ 37.486.298 para R$ 39.432.935). A Avianca evoluiu 9,2% (de R$ 29.590.830 para R$ 32.304.592) e a Copa aumentou o faturamento em 16,1% (de R$ 30.180.842 para 35.046.130). 

Segmento Hotelaria Nacional

A rede BHG/Solare destacou-se na venda de room-nights e faturamento, na comparação com o terceiro trimestre de 2015. Evoluiu de 53.260 para 76.396 diárias vendidas, com crescimento de 43,4%. No faturamento, saltou de R$ 13.681.756 para R$ 18.202.860 ou 33,0% de variação positiva. A Blue Tree Hotels cresceu de 53.322 para 61.831 diárias vendidas (16,0%), enquanto o faturamento aumentou de R$ 15.222.871 para R$ 15.809.770 (3,9%). A venda de room-nights do Meliá oscilou de 28.312 para 31.565 (11,5%); e o faturamento foi de R$ 9.756.936 para 10.457.500 (7,2%).

As demais companhias hoteleiras registraram resultados descendentes. O Windsor recuou de 41.025 para 29.287 em vendas de diárias (-28,6%) e de R$ 17.116.063 para R$ 11.786.520 (-31,1%) em faturamento. O Bourbon decresceu de 28.652 para 20.324 diárias vendidas (-29,1%) e de R$ 9.086.228 para R$ 6.098.015 (-32,9%) em faturamento. Vale registrar o desempenho do agrupamento ‘Independentes’, que representa 35,9% do market-share. O recuo nas vendas de room-nights se deu de 1.167.750 para 1.032.719 (-11,6%) e no montante de vendas caiu de R$ 214.829.656 para R$ 179.610.271 (-16,4%). A tarifa média da hotelaria nacional foi reduzida em 4%, ficando em R$ 212,00. 

Outros segmentos

Na locação de veículos nacional, destaque para o desempenho da Movida, que evoluiu de 103.419 para 127.805 diárias (23,6%) e de R$ 7.753.948 para R$ 9.628.013 (24,2%) no faturamento. O valor médio da diária caiu 4,4%, ficando em R$ 94. Na locação internacional, o faturamento da Hertz oscilou de R$ 5.073.878 para R$ 3.567.303 (-29,7%), enquanto que o da Localiza diminuiu de R$ 94.994 para R$ 61.902 (-34,8%).

Em termos de meios de pagamento, o cartão de crédito liderou no segmento aéreo (75%), contra 25% de venda faturada. Dos 75% referentes à modalidade, 32% ficaram com a American Express. Visa (15%), MasterCard (14%) e Outros (14%). Na hotelaria e outros serviços, os cartões de crédito aparecem com 52%, contra 48% das vendas faturadas. ‘Outros cartões’ lidera com 25%, seguido do MasterCard (16%).

No cômputo geral, vale destacar a performance positiva do segmento de eventos corporativos, que evoluiu de R$ 146.112.011 para R$ 151.309.604 – variação positiva de 3,6% no terceiro trimestre de 2016, na comparação com igual período de 2015.

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