Com a Baía de Todos os Santos como palco central, a Prefeitura realiza o Segundo Festival Náutico de Salvador entre 24 de novembro e 4 de dezembro, trazendo quatro competições em diferentes modalidades aquáticas e mais um congresso nacional sobre a economia náutica. O festival, que faz parte do calendário de eventos da cidade, tem o objetivo de desenvolver o setor náutico, fomentar o turismo e gerar emprego e renda para a região.
Para dar o pontapé inicial, acontece nesta quinta-feira (24), no Yacht Clube da Bahia, a partir das 8h, o Primeiro Congresso Brasileiro para Desenvolvimento da Economia Náutica, com a presença do prefeito ACM Neto, do secretário municipal de Cultura e Turismo, Érico Mendonça, do presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, do comodoro do Yacht Clube da Bahia (YCB), Marcelo Sacramento, e do Comandante do Segundo Distrito Naval, Cláudio Viveiros.
Palestras e painéis de discussões serão realizados durante todo o dia no congresso. Às 18h, será apresentada uma carta sobre os seis temas debatidos durante o evento. A “Carta de Salvador 2016” contará com a síntese das indicações e recomendações dos participantes, além das indicações em prol do desenvolvimento da economia náutica nacional. Mais informações sobre o congresso podem ser encontradas no site www.sympla.com.br.
Competições
Quem abre a maratona de competições do Segundo Festival Náutico de Salvador é o Oitavo Rally Náutico da Bahia, que acontece neste sábado (26), com largada do Porto da Barra, às 11h. O rally é uma competição de regularidade e tem o objetivo de seguir o trajeto determinado pela organização mantendo médias horárias pré-estabelecidas. Competem lanchas e motos aquáticas. Já no domingo (27), acontece a Primeira Regata Cidade de Salvador. A competição começa às 13h30 e participam atletas de todas as idades. A baía será tomada pelas velas das categorias Optimist, Laser, Snipe, Dingue, Hobie Cat, 29er e Windsurf.
No final de semana seguinte, acontecem mais duas competições. No sábado (03), é realizada a Segunda Travessia Baía de Todos os Santos. O percurso feito por nadadores dura em média 2 horas e depende de muita dedicação. A largada será na Praia do Duro, em Mar Grande, com chegada no Porto da Barra. Inscrições podem ser feitas até o dia 23 de novembro.
O Quarto Desafio Travessia Mar Grande/Yacht encerra as competições do Festival Náutico. Com saída de Mar Grande, às 8h30, e remada até a praia de Porto da Barra, em uma distância de aproximadamente 10 quilômetros. Participam do evento praticantes de Stand Up Paddle e Canoa Havaiana. Inscrições para essa modalidade acontecem até o dia 29 de novembro.
Informações sobre qualquer uma das competições podem ser feitas através do 2105-9112 ou secretaria.esporte@icb.com.br. O Festival Náutico foi lançado pela Prefeitura em 2015 e conta com a parceria do Yacht Club, Bahia Marina e Capitania dos Portos.