Bahia amplia capacidade de receber turistas
Visitar a Bahia por meio de transporte aéreo ficou mais rápido e confortável. Na manhã desta quinta-feira (primeiro), a Companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras passou a realizar o voo que liga o aeroporto de Viracopos, em Campinas, no Estado de São Paulo, a Salvador, com uma nova aeronave. Com 174 lugares, o airbus A320 substituiu o modelo Embraer 195, e passa a oferecer 56 poltronas a mais em cada viagem. O acréscimo de lugares reforça o turismo, facilitando o acesso de visitantes ao território baiano. Na chegada à capital, o avião foi recebido com uma espécie de batismo, em que o Corpo de Bombeiros direciona jatos d’água para o ar, uma iniciativa tradicional na aviação para celebrar momentos importantes.
A turista do Mato Grosso do Sul, Kelen Barão, foi passageira no primeiro voo e se surpreendeu com a novidade. “Para nós passageiros foi uma surpresa porque a gente não esperava pegar um avião tão maravilhoso. Superou todas as expectativas. O tempo foi perfeito, dentro do que estava previsto. Foi a melhor viagem que eu já fiz até hoje”, afirma.
De acordo com o secretário de Turismo do Estado da Bahia (Setur), José Alves, a expectativa é que na alta estação a Bahia receba no mínimo cinco milhões de turistas, sendo dois milhões apenas para Salvador. O otimismo é baseado no conjunto de esforços do Governo do Estado que tem prospectado voos internacionais e tem incluído a redução do valor de tarifa nas negociações com as companhias aéreas que desejam atuar na aviação regional com descontos no ICMS do combustível utilizado em aviões.
Em novembro deste ano, o governador Rui Costa assinou decreto reduzindo de 17% para 12% a alíquota do ICMS sobre a aquisição de querosene de aviação para companhias aéreas que ampliarem em até 40% o número de assentos para voos nacionais e internacionais com destino à Bahia. Para as empresas que atuação na aviação regional a alíquota pode chegar a 7%, o que pode impactar de maneira expressiva na economia.
“A aviação regional, além das questões de turismo, oferece oportunidades de incentivo à economia de cada uma das regiões, o transporte de material de saúde, assim como também agrega interesses no agronegócio”, afirma o diretor de Terminais da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), Denisson Oliveira.
O voo
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras conta, na Bahia, com o maior número de bases servidas dentro de um mesmo estado – são dez: Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Valença, Teixeira de Freitas, Feira de Santana, Barreiras e Lençóis. Ao todo, no estado, a companhia chega a mais de 60 decolagens diárias.
Na alta temporada de verão, a Bahia será o estado que mais receberá voos extras da Azul, com mais de 350 operações entre dezembro e fevereiro. Os voos levarão clientes de todo o país para o estado e vice-versa. Além disso, a empresa proporcionará a ligação inédita de Bauru-SP para Porto Seguro-BA.