Tom Zé lança, no dia 09 de dezembro, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, o novo álbum “Canções Eróticas de Ninar – Urgência Didática”. Com início às 19 horas, o show é uma realização da Rádio Educadora da Bahia, que promove na mesma noite a premiação da décima quarta edição do Festival de Música da Rádio Educadora FM.
Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia) na bilheteria do TCA, nos SACs dos shoppings Bela Vista e Barra e no site ingressorapido.com.br.
Sexo
Em seu novo trabalho, Tom Zé fala sobre assuntos relacionados a sexo como eram tratados (ou não eram) em sua infância e juventude. Agora, aos 80 anos, o cantor, compositor e arranjador, um dos mais originais artistas da música brasileira, aborda a temática, com o cuidado de não ser machista nem fazer ofensas ao feminino. “Só aos 80 anos, encontrei forças para mergulhar na questão, embora ela seja sempre presente, como o ar; é mote onde se contêm: curiosidade, brincadeira, segregação, blasfêmia, oração”, afirma o artista.
Ele vai trazer três instrumentos inventados: o Buzinório, o Hertzé e o Berimback. “Eles foram trabalhados junto com Marcelo Blanck e os recursos sonoros foram multiplicados. As canções possuem um estilo bem popular e muito bom humor, com percussão intensa, músicas feitas para dançar!”, diz Tom Zé. A banda conta com o próprio Marcelo Blanck, Daniel Maia, na guitarra, Jarbas Mariz, na percussão e voz, Cristina Carneiro, no teclado, Felipe Alves, no baixo e Rogério Bastos, na bateria.
Festival de Música Educadora FM
O show de Tom Zé integra a premiação do décimo quarto Festival de Música da Rádio Educadora FM. Em um processo participativo, 6.444 internautas votaram e escolheram 14 obras. Todas as composições farão parte do CD dessa edição do festival. E seis categorias serão premiadas no dia 09 de dezembro: Melhor Música com Letra; Melhor Música Instrumental; Melhor Intérprete de Música com Letra; Melhor Intérprete de Música Instrumental; Melhor Arranjo para Música com letra; e Melhor Arranjo para Música Instrumental.
O Festival recebeu 286 inscrições, totalizando 386 canções inscritas, 40 a mais do que na edição passada. Trinta e seis músicas foram do interior da Bahia, das cidades de Vitória da Conquista, Amélia Rodrigues, Feira de Santana, Camaçari, Senhor do Bonfim, Lauro de Freitas, Maracás, Itabuna, Itaparica, Bom Jesus da Lapa, Esplanada, São Sebastião do Passé, Itacaré, Conceição do Jacuípe, Pernambuco, Salinas Itaberaba e Santo Amaro.