Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo é apresentado na Assembleia Legislativa
Durante audiência pública realizada pela Frente Parlamentar Ambientalista da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta segunda-feira (05), o secretário estadual do Turismo, José Alves, apresentou os avanços do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) na Baía de Todos-os-Santos.
Diante de uma plateia constituída por autoridades e especialistas em meio ambiente, professores universitários e lideranças de entidades não governamentais, José Alves mostrou que a Setur seguiu as normas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contratou uma gerenciadora (consórcio Projetec-S.PRO) e uma equipe para o Estudo de Demanda Turística (consórcio Nippon-Cobrape-Hushmann). “São medidas que contribuem para maior eficiência dos trabalhos”, assinalou.
Financiado pelo BID, o Prodetur prevê investimentos de US$ 84,7 milhões em infraestrutura, serviços e gestão ambiental, em 18 municípios situados no entorno da baía. As etapas iniciais incluem a roteirização de atrativos, estudo de demanda e cumprimento de requisitos social e ambiental.
Os projetos e ações que integram a matriz de investimento do Prodetur – Bahia contemplam infraestrutura náutica, qualificação profissional e empresarial, preservação do meio ambiente e melhoria da gestão municipal. O secretário mostrou que serão recuperados píeres e atracadouros para facilitar o acesso e garantir uma atracação segura.
Municípios serão beneficiados
O Prodetur vai beneficiar os municípios de Aratuípe, Cachoeira, Candeias, Itaparica, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragojipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, São Félix, São Francisco do Conde, Saubara, Simões Filho e Vera Cruz.
Repórter: Lenilde Pacheco