Hoje é dia de homenagear Nossa Senhora da Conceição da Praia
Baianos e turistas celebram nesta quinta-feira (8), com fé e louvor, o dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição da Praia. Os festejos a santa, considerada padroeira da Bahia, dão seguimento ao calendário de festas populares do estado, aberto no último domingo (4), com as homenagens a Santa Bárbara, sincretizada como Iansã nas religiões de matrizes africanas.
Realizadas há mais de 400 anos, as homenagens acontecem na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, em Salvador. O ponto alto se deu com a missa solene às 9 horas, presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, D. Murilo Krieger, seguida de procissão pelas ruas do Comércio.
Após a missa celebrada pelo arcebispo, os fiéis participam de outras missas às 11h30, 12h30, 14h30, 15h30 (pelos idosos e enfermos) e 18h (Missa da Amizade). A santa também recebe homenagens nas paróquias que levam seu nome, nos bairros de Itapuã, Lapinha, Periperi, Valéria e Tororó, além dos municípios de Governador Mangabeira e Sapeaçu. A festa celebra ainda os 45 anos da Proclamação de Nossa Senhora da Conceição da Praia como padroeira da Bahia.
Marca das festas religiosas baianas, o sincretismo também se faz presente nessa celebração. Enquanto fiéis católicos comemoram a Imaculada Conceição, Mãe de Jesus, adeptos do Candomblé se vestem de amarelo para homenagear Oxum, rainha das águas doces, orixá da beleza e do amor, com quem a santa faz sincretismo nas religiões de matriz africana. Após as celebrações, nas imediações do Mercado Modelo, barracas de comidas típicas e bebidas e música dão o tom da parte profana da festa.
História
A devoção a Nossa Senhora da Conceição remete à própria origem de Salvador, pois a imagem da santa foi trazida por Tomé de Sousa. Foi o primeiro governador-geral do Brasil quem mandou construir uma igreja de taipa, em louvor a Nossa Senhora da Conceição, a fim de colocar ali a imagem da virgem que ele havia transportado de Portugal.
As pedras com as quais foi construída a atual igreja, elevada à categoria de basílica em 1946, foram todas trazidas de Portugal. Em 1938, o conjunto da Conceição da Praia foi tombado como patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No ano de 2010, o cardeal dom Geraldo Majella Agnelo elevou a igreja ao status de Santuário Mariano Arquidiocesano.
Fonte: Ascom/Setur