Estratégias, ações e prioridades do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) – proposto pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) para a Costa do Dendê – foram discutidas, nesta sexta-feira (16), durante reunião itinerante do Fórum Estadual do Turismo, no auditório do Sesi, em Valença.
Lideranças do setor, gestores e empresários discutiram o instrumento de planejamento que abrange os municípios de Valença, Igrapiúna, Cairu, Camamu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Maraú, localizados no Baixo Sul. A região registra 800 mil visitantes por ano. Foram abordadas questões relativas à infraestrutura, oferta e demanda turística, além de aspectos socioambiental e institucional.
Presidente do fórum, o secretário estadual do Turismo, José Alves, destacou os objetivos deste trabalho com foco na melhoria da qualidade dos serviços e produtos inovadores; aumento do fluxo turístico; elevação do gasto médio e da taxa de permanência dos turistas; e geração de emprego. “A análise estratégica demonstra inúmeras oportunidades para formatação de novos produtos nos segmentos de sol e praia, náutico, ecoturismo e cultural”, afirmou o secretário.
Propostas
O plano de desenvolvimento da Costa do Dendê ressalta a diversidade de produtos com base na sustentabilidade (ambiental, cultural, social e econômica); inovação, além da necessidade de maior utilização das mídias digitais. Estabelece eixos de desenvolvimento que contribuem para a atração de investimentos públicos e privados, de acordo com os atrativos de cada município.
As propostas incluem ações de infraestrutura turística, como a construção de atracadouros, píeres, ciclovia e a urbanização da orla de Valença, entre outros itens apresentados pela consultoria Barcelona Media Inovação Brasil, responsável pela elaboração do plano para a Setur.