Chegada do Verão estimula lazer e turismo

Por Nelson Rocha

As praias de Morro de São Paulo são boas opções do extenso litoral baiano. Foto: David Rocha - Portal Turismo Total  
As praias de Morro de São Paulo são opções do extenso litoral baiano. Foto: David Rocha – Portal Turismo Total  

O verão, a estação mais quente do ano, é também a mais esperada para quem habita o hemisfério sul e começa nesta quarta-feira, 21, prolongando-se até o dia 20 de março. O período é propício para pôr a forma física em dia, celebrar o convívio familiar e social com maior intensidade, e até conseguir emprego ou trabalho temporário para reforçar a renda.

“Apesar da crise econômica, renovam-se as esperanças e as pessoas ficam mais bem-dispostas. São tantas festas, acontecimentos culturais agitando a cidade que fica difícil ficar em casa”, diz a universitária Mariana Fernandes de Andrade, 20, sobre a chegada da nova estação, acrescentando pretender na estação conhecer alguns trechos dos 1.183 quilômetros de praia do litoral baiano.

O verão vai chegar já registrando temperatura máxima de 36 Graus Celsius no Nordeste, que enfrenta a pior seca dos últimos anos, tempo nublado e chuvas isoladas, conforme informa o Instituto Nacional de Metereologia (INMET). A região é enaltecida pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão, pelo seu potencial de atrair viajantes. “O Nordeste reúne vários atrativos símbolos do Brasil: praia, mar, cultura e natureza. Nós esperamos cada vez mais reforçar a região como um grande ícone do país no cardápio de opções dos viajantes e estimular o brasileiro a conhecer mais o próprio país”, ressalta.

A chamada alta estação desperta o interesse de 44,2% dos brasileiros em conhecer o Nordeste, e dados da maior operadora de turismo do país posiciona Porto Seguro e Salvador como cidades preferidas por turistas no estado.  Para garantir a segurança pública dos visitantes, o estado lançou a Operação Verão, que consiste em aumento de efetivo policial em 25 localidades turísticas, totalizando 22 mil policiais em ação, além de 870 bombeiros, e reforça principalmente as localidades situadas à beira mar.

 Os que chegam para passar a primeira semana de verão na Bahia com esticada até o Réveillon fazem com que as entidades ligadas ao trade turístico estimem que a ocupação hoteleira na passagem do ano seja superior a 95%, índice registrado na mesma época do ano passado. Com mais de 400 hotéis em atividade, 40 mil leitos disponíveis ao turista, Salvador alimenta uma expectativa positiva para uma promissora temporada de calor.

“A cidade está mais arrumada para receber os turistas neste verão e com muita coisa bacana pra eles conhecerem e se divertir”, observa a funcionária pública Ana Maria dos Prazeres, 46. “Só não podemos salgar nos preços para não espantar os visitantes”, alerta aos prestadores de serviços.

Para a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seção  (Abrasel-Ba), a estimativa é que nessa época do ano, no pré e pós-Réveillon, seja registrado incremento de 8 a 10% das vendas nos bares e restaurantes.

“Nossa expectativa é ter fluxo maior para reativar a economia, preparados e esperançosos na recuperação dos negócios. Fizemos um melhor planejamento para a chegada desses turistas, já que tivemos a antecipação da grade de atrações”, declarou o presidente-executivo da entidade, Luiz Henrique Amaral.  Desta forma o verão bate à porta do calendário, prometendo entrar com mais luminosidade, calor e opções de lazer na Bahia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *