Aluguel de carro durante as férias

carro
No Brasil, a idade mínima para alugar um carro é de 21 anos, com carteira de habilitação emitida há mais de dois anos. Foto: Divulgação

Ao planejar as férias, muitas famílias escolhem um destino que, dependendo da distância, o percurso deverá ser feito por transporte aéreo. Mas ao chegar ao local, percebem como aproveitariam mais a viagem alugando um carro para visitar uma cidade vizinha, ir à praia ou à montanha sem se preocupar com o horário de volta.

Confira informações úteis para você sair com o veículo alugado e sem preocupações

Custo: Além de ganhar tempo alugando o carro antes da viagem, os preços costumam ser menores se você fizer a reserva com antecedência. Outra vantagem é garantir o tipo de veículo que deseja, já que a procura é maior no período de férias escolares e feriados prolongados. Veja as promoções oferecidas por cada locadora, que fazem convênios com companhias aéreas, hotéis, empresas de cartões de crédito e seguradoras.

No Brasil, a idade mínima para alugar um carro é de 21 anos, com carteira de habilitação emitida há mais de dois anos. Em alguns países, se você tiver entre 21 e 25 anos, é preciso alugar o veículo antes de sair para a viagem.

Para formalizar a locação, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é válida em mais de 130 países. Mas alguns países também exigem a Permissão Internacional para Dirigir (PID), emitida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Na Europa, a PID é obrigatória na Itália, Áustria e Grécia. O Canadá e alguns estados dos Estados Unidos também exigem a PID.

Em países da América do Sul, como Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai, além da PID, você deve comprar o seguro Carta Verde, que cobre danos pessoais e materiais causados a terceiros.

O valor da diária varia de acordo com o modelo do carro escolhido. As locadoras oferecem diferentes tipos de planos. Cada um deles conta com um tipo diferente de cobertura de riscos, que cobrem o carro alugado, danos corporais, danos materiais e danos morais a terceiros. O valor da diária também costuma incluir as taxa de serviço, taxas locais e impostos governamentais. Há também a opção de alugar o carro sem seguro, embora não seja recomendado. Esta última opção costuma ser escolhida por pessoas que já possuem seguros inclusos no cartão de crédito ou nas apólices internacionais. A tarifa também muda dependendo da escolha por aluguel com quilometragem livre ou com quilometragem controlada.

Na hora de alugar um carro, há também outros custos extras que são opcionais. Cobra-se, por exemplo, uma taxa diária para cada motorista adicional. Pode-se também optar pelo aluguel de GPS, cadeirinha para criança, entre outros. Há também uma taxa para devolver o carro em um local diferente do da retirada. Atrasos também são penalizados e cobra-se por hora adicional.

Por Mariana Pajuelo , com informações do Portal IG

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *