Nestas férias até fins de fevereiro, 73,4 milhões de brasileiros estarão realizando viagens por nosso próprio país. Isso movimentará R$100 bilhões. Os números são do Ministério do Turismo.
Desse total quantos visitantes conquistará a sua cidade? Bem. Isso vai depender dos seus esforços em se organizar e se divulgar. Mesmo em época de crise por todos os lados, eis que o Turismo mais uma vez demonstra que é o primeiro setor que reage e nos faz sair de qualquer crise. E por essa razão deverá ser o setor melhor cuidado por nossas autoridades.
A região Sudeste é a preferida (46% dos viajantes), seguida da região Sul (25%), e Nordeste (23%). Com menor procura temos a região Centro-Oeste (5%) e região Norte (2%). O deslocamento por carro é mais da metade. Seguido por viagens de ônibus e de avião.
DESTINOS PREFERIDOS
A pesquisa apontou a cidade de São Paulo como a mais preferida dos brasileiros para o presente verão. Incrível verdade! Em seguida temos: Florianópolis (2ª), Rio de Janeiro (3ª), Praia Grande (4ª) e Salvador (5ª). As outras cidades paulistas mais procuradas e suas colocações: Guarujá (12ª), Caraguatatuba (14ª), Peruíbe (15ª) e Santos (17ª).
Do total dos turistas, seguramente 30 milhões vão se hospedar em hotéis, pousadas, etc. Além disso, acrescente-se a necessária alimentação, bem como outras necessidades como combustíveis, etc. Perguntamos: Não é tudo isso que alimenta a economia de uma cidade?
Viva o nosso Turismo!
Colaboração: Jarbas Favoretto/Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (AMITur)